A Companhia Têxtil de Castanhal já demitiu aproximadamente 400 funcionários entre os meses de setembro e outubro em virtude da entrada ilegal de sacos de juta no país provenientes da Índia e Bangladesh. A informação foi feita ontem pela assessoria de imprensa da companhia, que atua há décadas na cidade. Segundo comunicado enviado pela assessoria, todos os funcionários trabalhavam na fábrica da empresa, localizada em Castanhal, e existe o risco de, encerradas as demissões de outubro, seja necessário que se dê férias coletivas para um turno em novembro, outro em dezembro e outro em janeiro.
"Se o mercado não reagir e as importações não pararem poderemos ser obrigados a realizar novas demissões em fevereiro de 2012 ou até mesmo parar a fábrica toda, que emprega mais de 1.500 mil funcionários" lamenta o presidente da CTC, Hélio Junqueira Meirelles. As demissões podem ser um problema sério para a cidade de Castanhal, já que a extinção de 400 postos de trabalho diretos pode significar um número muito maior de trabalhadores indiretos da cadeia da juta que podem perder suas ocupações.
Meireles explica que a indústria têxtil brasileira está enfrentando uma grande ameaça externa. "A importação de sacos de juta para embalar café atingiu a marca de 4,5 milhões de unidades nos primeiros sete meses do ano e pode chegar ao dobro disso até o fim de 2011. Nos sete primeiros meses de 2011 foram importados mais sacos do que nos últimos sete anos juntos. A estimativa é que pelo menos metade desses sacos esteja entrando no país de forma ilegal, e isso pode acabar sufocando a indústria nacional, que produz cerca de 20 milhões de sacos anualmente". Ele disse que "há fortes indícios que de possa estar sendo praticado crime de descaminho, ou seja, os importadores registram a compra como tela de juta (matéria-prima), mas o que está entrando no país é saco acabado, com isso, esse produto passa pela barreira anti- dumping adotada no Brasil e ainda não paga o imposto de importação como deveria". A CTC é o maior fabricante de produtos de juta no país.
Fonte:|http://www.orm.com.br/projetos/oliberal/interna/default.asp?modulo=...
Eccotêxtil – Consultoria Têxtil
Erivaldo José Cavalcanti
Estamos habilitados a examinar seu sistema de custos, promover otimizição, ou desenvolver um específico para sua empresa.
erivaldo@gestaotextil.com
11 – 64460647
11 - 77846336
Tags:
Sou tecnico textil ha 30 anos, e realmente o setor textil cada vez esta encolhendo, isto é muito ruim para os trabalhadores, e para o proprio governo pois os postos de trabalhos vão se extinguindo, não sendo mais reposto ou diminuido, e com isto o governo deixa de arrecadar para cobrir as aposentadorias. Em segundo as importações são cada vez mais crescente, e o Brasil so cria mecanismos para se previnir não para coibir. com isto as industria textil fica enfraquecida, e o pior e que nossas fabricas são velhas, e o custo é alto, com isto a competividade fica desigual.
GOVERNO , ISTO É VERGONHOSO!!!!!!!!!
CADÊ OS POLÍTICOS DA "AREA TEXTIL " ????
O PESSOAL DO AUTOMOTIVO CORREU NO GOVERNO E VOLTOU COM UMA CARTA DE RPOTEÇÃO DEBAIXO DO BRAÇO....
E NÓS ???? O QUE OS POLITICOS "TEXTEIS" ESTÃO FAZENDO DE EFETIVO ???
SENHORES !!!!! NO ANO DE 2012 TEM ELEIÇÃO.....E OS TEXTEIS SÃO MUITOS !!!! É GARANTIA DE VOTO....
POLITICO SÓ SE MEXE SE SENTE CHEIRO DE VOTO...TODOS NOS SABEMOS....
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por