Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Indústria têxtil: Força que impulsiona a economia de Minas Gerais e do Brasil

Setor é o segundo maior empregador do país.

Indústria têxtil: força que impulsiona a economia de Minas Gerais e do Brasil Divulgação

A indústria têxtil e a moda, com toda a sua cadeia produtiva, tá com você no vestuário, tá nos calçados e bolsas, tá nas joias e bijuterias, tá presente em todos os momentos do seu dia a dia. Acordou? Ela tá na roupa de cama e tá no pijama. Vai para o banho? A toalha tá ali também. Vai se arrumar para sair ou trabalhar em casa? Pega a roupa e o calçado. Na hora do almoço tem a toalha de mesa. A indústria têxtil tá em tudo.

O setor é o responsável pela transformação das fibras em fios, dos fios em tecidos e dos tecidos em moda e história. A indústria têxtil é complexa, sendo seu processo muito diversificado. Algumas indústrias possuem todas as etapas do processo de produção como fiação, tecelagem e beneficiamento ou apenas atuam em um deles. Há ainda os processos de produção intermediários, como engomadeira ou engomagem.

Hoje, o Brasil é referência mundial em design de vários segmentos de moda. A indústria têxtil brasileira é a segunda maior empregadora da indústria de transformação, perdendo apenas para alimentos e bebidas. São 121.390 empregos, sendo a segunda que mais absorve mão-de-obra no estado. São 8,7 mil empresas que empregam mais de 10% do total de trabalhadores na indústria mineira.

Aroldo Teodoro Campos, presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Malhas no Estado de Minas Gerais (Sindimalhas) tem muito orgulho em fazer parte da história do setor. "Nós estamos prontos para a retomada da economia, com força para empregar, progredir, crescer e ajudar o Brasil a retomar a sua força", afirma.

História

O setor têxtil abarca processos produtivos muito diversos, como a produção de fibras, fiação, tecelagem, malharia e aviamentos, que fazem parte da cadeia produtiva de outras indústrias. É um dos setores mais sensíveis às inovações. Nanotecnologia, robótica, confecção 4.0, minifábricas, impressões 3D, biotecnologia - as inovações no setor influenciam incisivamente a indústria da confecção e da moda.

“É um espetáculo o que a indústria têxtil fez para a economia mundial. Por mais de 150 anos, com o seu desenvolvimento, o setor levou progresso e renda para Europa. Chegou ao Brasil em 1854 e em Minas Gerais em 1876, iniciando a nossa industrialização”, afirma Campos. E, para o empresário, a história de Minas Gerais se mistura com a do setor têxtil. "Vocês já pensaram que grande parte das cidades mineiras surgiu ao redor de uma fábrica de tecido? Isso é muito relevante para a história de Minas Gerais e para o desenvolvimento do estado", pontua.

A indústria tá com você no vestuário, tá nos calçados e bolsas, tá nas joias e bijuterias, tá presente em todos os momentos do seu dia a dia.

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/especial-publicitario/fiemg-in...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI


Exibições: 353

Responder esta

Respostas a este tópico

Tenho orgulho de pertencer a este valioso segmento industrial. Sou Técnico Têxtil.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço