Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Indústria Têxtil Brasileira é Enfraquecida por Importados Asiáticos

Embora seja o quinto maior do mundo e o segundo maior empregador da indústria de transformação nacional, o setor têxtil e de confecções do Brasil não tem conseguido fazer frente à penetração de importados asiáticos. A constatação é de Raíssa Santiago, membro do Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário (Comtextil) da Fiesp.

Segundo ela, o setor emprega mais de 1,7 milhão de trabalhadores diretamente e faturou US$ 55 bilhões no ano passado. Ainda assim, no mesmo ano de 2010, o Brasil importou mais de US$ 2 bilhões em produtos têxteis e confeccionados da China.

“A China, Índia e Indonésia são os principais exportadores de produtos têxteis para o Brasil. Com custo de produção muito menor, a pressão das importações desses países tem sido sentida ao longo de toda a cadeia produtiva, da indústria de tecidos até as confecções”, informou Raíssa, ao palestrar durante reunião do Comtextil.

Ela acrescentou que as indústrias têxteis chinesas são modernas e contrariam a ideia de ambientes “macabros”. Como exemplo, citou a Intertextile Shanghai Apparel Fabrics, feira que reuniu 2.500 fornecedores de tecidos em Xangai, e a Feira de Canton em Guangzhou, maior evento de negócios do mundo, com 55 mil estandes em um milhão de metros quadrados, composta por 48 delegações de comércio, incluindo mais de 20 mil companhias de comércio externo.

De acordo com Raíssa, a indústria têxtil brasileira praticamente não registrou vendas para a China. “A não ser alguma coisa de matéria-prima como fibra de algodão.”

Os membros do Comtextil se reuniram nesta terça-feira (6) para debater o tema “Brasil X China no mercado da Indústria Têxtil, Confecções e Vestuário”. Atualmente, a indústria têxtil nacional congrega mais de 30 mil empresas.

Da Fiesp

Fonte:|http://www.exportnews.com.br/2011/12/industria-textil-brasileira-e-...

Exibições: 148

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço