A Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, de Brusque, estuda encaminhar pedido de falência á Justiça na próxima semana. Antes de ser oficializado na Vara Comercial da cidade, a decisão precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração da empresa centenária. A empresa, que está em recuperação judicial desde 2011, pretende encerrar as atividades.
De acordo com o administrador judicial da indústria, Gilson Sgrott, indústria está com a maior parte da produção parada há cerca de 20 dias. Fundada em 1892, a Carlos Renaux está sem capital de giro para conseguir comprar insumos e tocar a produção. Hoje, a companhia tem 160 funcionários. Os salários estão atrasados há dois meses.
Em 2011, quando a empresa solicitou a recuperação judicial à Justiça, a indústria, segundo Sgrott, tinha cerca de R$ 100 milhões em dívidas, sem contar as pendências fiscais. Na época, a empresa tinha cerca de 700 funcionários. Se a Justiça aceitar o pedido de autofalência, a massa falida da indústria será administrada por Sgrott até que os trâmites legais permitam a venda do imóvel e outros bens. O valor será aplicado para pagar as dívidas. Na lista, têm preferência os créditos trabalhistas.
Além da Carlos Renaux, outras duas têxteis de Brusque passam por dificuldades. Buettner e Schlösser estão em recuperação judicial desde 2011.
História
Carlos Renaux foi um imigrante da cidade alemã de Loerrach que decidiu dar novo rumo à sua atividade, transformando a experiência de tecelões alemães e poloneses que viviam como agricultores no local numa fábrica de tecidos.
A empresa, fundada em 1892, produz tecidos fios tintos (xadrezes e listrados) para o mercado brasileiro e atua na produção de artigos diferenciados para camisaria e bótons. É especializada em tecidos de alta qualidade.
Fonte:|http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/19,6,4188709,Industria-te...
.
.
.
.
.
.
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - Clique Aqui
Tags:
Isto sim é uma judiação. O Governo em vez de autorizar o uso dos jatos da FAB, aos prepotentes iguais ao Renan, deveria conservar o pioneirismo de 1892!! Isto sim é patrimônio a ser resgatado, não as estórias insipides de nossos governantes ou pseudos. Isto me deixa p u t o da vida. É melhor não ir mais pra frente.
Isso é BRASIL DO PT. Enqto os petralhas governantes estão enxendo as suas burras a industria, principalmente a textil está fechando as suas portas. Até qdo vai essa indiferença dos nossos governantes? É mais fácil propor plesbicito p/ reforma política que está engavetada a mais de 20 anos no congresso do que se pensar em política industrial e é mais fácil desonerar a industria automobilística do que por exemplo a farmacêutica. Nós somos acho eu o país que cobra imposto sobre medicamentos e nos alimentos então. Plagiando Boris Casoy isso é UMA VERGONHA.
Alfredo e Waldir
Entendo claramente e lamento que a RENAUX chegue a este ponto. Mas não estou entendendo como o governo poderia "salvar" esta empresa. Peço que procurem conhecer não apenas a linda história da Renaux, mas a forma inadequada com que esta empresa vem sendo gerida já a algum tempo.
Para este tipo de problema, não há subsídio ou isenção que resolva. Sem falar que seria totalmente injusto com todas as outras empresas e empregados que viveram e vivem situações similares. Ou, até mesmo, com as empresas que estão com sua situação estável, devido à gestão moderna que tem aplicado.
Abram os olhos Srs. A corrupção não é uma doença Petista. Seria Ótimo se isto fosse verdade. Bastava não votarmos mais nos "PTralhas", tirá-los dos cargos públicos e colocá-los na cadeia. Mas se os Srs. olharem melhor, verão que a corrupção é uma espécie de Câncer que já existe no Brasil desde a chegada dos portugueses, ampliou-se com a Ditadura e, infelizmente, tem crescido a proporções exponenciais com a chegada dos governos Democráticos. Sarney, Collor, FHC, Lula e Dilma ajudaram a alimentar este Câncer que parece totalmente incontrolável. Mas não se enganem. É preciso muito mais que protestos e ações de moralização política. Entendam que os políticos de hoje, ontem foram povo igualzinho a nós. E, tenham certeza, os políticos do amanhã serão nossos próprio filhos. Então, se continuarmos a educá-los como fez a geração de nossos pais, infelizmente, continuaremos a ter mais e mais Corruptos espalhados, não apenas na política, mas por todos os cantos de nosso amado Brasil.
Bom dia a todos!
Kuroski, anotei seu comentario, mas não é bem assim não. Não comentei sobre o PT, mas o politico em geral não é honesto sabemos, mas corrupção aberta,escancarada e sedimentada em " viajei sim no jatinho, porque sou o presidente do senado e tenho esta prerrogativa". Isto é não ter carater e meu pai( ou os nossos pais), como voce falou, não me ensinou isto não. Só estou escrevendo aqui, porque isto é indigno de quem utiliza algo que é para emergencias, para ptoveito proprio de dos seus. Meu pai ou a geração dele era de brasileiros bem formados e isto eu herdei.
... Realmente uma má gestão se sobrepõe ao germe da corrupção.
Concordo plenamente com o Valdir, a má gestão destas empresas Texteis de Brusque vem de longe. Na realidade só permaneceram em funcionamento devido a leniencia da justiça Brasileira. A industria textil vem sofrendo deste a abertura do mercado ( Collor) devido a falta de competitividade, passou por um periodo de insolvencia na epoca FHC onde a grande maioria da empresas texteis verticalizadas foram extintas. Hoje permanecem fiaçoes no Ceará, Tinturarias terceirizadas em São Paulo, algumas poucas verticalizadas em Minas e grande empresas ainda perduram em Santa Catarina ( Malharias). Independente de ideologia, partidarismo etc o futuro da industria textil no brasil é a extinção. Mão de obra cada vez mais cara, carga tributaria excessiva e pouca fiscalização nas fronteiras e portos. Temos materia prima( Algodão) excelentes escolas texteis - SENAI e um grande mercado consumidor .Seria muito simplista justificar a corrupção como causa da decadencia da Carlos Renaux. A industria Textil Brasileira foi muito bem enquanto o mercado era protegido, seus teares de 150 batidas, suas tinturarias obsoletas, suas fiações de aneis conseguiram prevalecer em um um mercado sem concorrentes. Corrupção existe em todo e qualquer Pais Capitalista a grande diferença é a impunidade, enquanto na Coreia o empresario condenado é preso e fica preso, aqui os processos( recursos) se arrastam durantes decadas até a prescrição incentivando a opção pelo mal feito.
Alfredo,
Quando critico a geração de nossos pais, não é porque o seu ou o meu não nos criaram no Exemplo, na Virtude e na Ética. É porque, infelizmente esta geração, mais do que as anteriores, ensinou aos filhos a busca pelo "Dinheiro Fácil", pelo "Jeitinho", etc. . . Daí nasceram os Renans, os Dirceus, os Malufes, os Sarneys. É preciso entendermos que os corruptos não vieram em uma nave espacial. Eles não são de outro planeta. Eles vieram do meio do povo. Isto significa que a solução não é apenas puní-los. Isto seri agir no efeito. Temos que mudar as coisas desde o berço.
Bom dia para todos!
alfredo cardoso Neto disse:
Kuroski, anotei seu comentario, mas não é bem assim não. Não comentei sobre o PT, mas o politico em geral não é honesto sabemos, mas corrupção aberta,escancarada e sedimentada em " viajei sim no jatinho, porque sou o presidente do senado e tenho esta prerrogativa". Isto é não ter carater e meu pai( ou os nossos pais), como voce falou, não me ensinou isto não. Só estou escrevendo aqui, porque isto é indigno de quem utiliza algo que é para emergencias, para ptoveito proprio de dos seus. Meu pai ou a geração dele era de brasileiros bem formados e isto eu herdei.
É uma pena ver uma das melhores indústrias têxteis do pais especializada em tecidos diferenciados terminar e tirar o emprego de centenas de pessoas.
Quantos deputados ela custaria para sair desta situação?
Os nossos custos a partir de agora tem usar como base o custo de um politico para o nosso pais!!!
É uma vergonha o que o Brasil está passando..
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por