Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A melhor forma de difusão pública de ideias , com o intuito de influenciar grandes massas ou mercados específicos, é a propaganda comercial.  Todas as atividades humanas se beneficiam com o bom uso da publicidade.  Os recursos atuais são muitos e se difundem por jornais, revistas, internet, outdoors e cartazes, entre outros. Tais ideias podem influenciar os mais diversos públicos de consumidores, podem transformar opiniões, trazer conhecimento, fortalecer uma marca, divulgar campanhas beneficentes, etc. A publicidade e a comunicação fazem parte do processo de globalização atuando como interlocutor entre consumidor e empresa. O intercâmbio de informações rápido e preciso contribui na competitividade do mercado.


Porém, é o telespectador que irá julgar o valor da mensagem transmitida. No caso da publicidade para o mercado de vestuário as controvérsias são muitas. Em alguns aspectos, a publicidade de marcas de roupas tenta criar, por exemplo,  um estereótipo do consumidor,  uma imagem preconcebida de como é ou deva ser seu padrão físico para a utilização de peças que irão compor o seu guarda-roupa.  A publicidade quer transmitir o conjunto de sensações que o consumidor pode adquirir comprando aquela roupa, sapato ou acessório específico, produtos que trarão sentimento positivo, percepção e emoção à imagem da pessoa. Tais sentimentos produzem o desejo de consumo, transformam os padrões de modelagem e geram um aumento das vendas de produtos cosméticos, dietas, procedimentos cirúrgicos que trarão o benefício da silhueta ideal.


Contudo, hoje o segmento do vestuário vem passando por transformações de padrões que estão voltando sua atenção às novas exigências de um público que só tende a crescer, o plus size. O mercado de tamanhos grandes abrange uma parcela de consumidores ávidos pelas novidades, pelo bem-estar e pela boa imagem que a moda pode transmitir. Grandes marcas estão desenvolvendo campanhas publicitárias para esse público, estilistas lançam coleções cheias de requinte, redes de varejo reservam araras específicas com roupas de tamanhos grandes seguindo o padrão estético de milhares de pessoas.


O conceito lifestyle é um dos principais focos para campanhas de vestuário. Marcas, antes consideradas populares investiram na publicidade que leva este conceito ao público, modernizaram seus pontos de venda e melhoraram o atendimento, consequentemente tiveram um crescimento em seu valor agregado e um aumento em suas vendas.


A carga emocional associada a uma marca tem uma grande influência na atração de um segmento, mas pode repelir outro. Portanto, é necessária uma preparação para compreender as motivações de um mercado tão abrangente como o do vestuário, definindo o elo entre a imagem expressa e a personalidade. As informações circulam em alta velocidade, atingem a comunicação e seus meios. Hábitos, desejos e opiniões são diariamente influenciados pela moda e seus estilos. O consumo da marca se beneficia pela intensidade da propaganda.

Letícia Luna é consultoria de Estilo

Fonte:|coletiva.net|

Exibições: 357

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço