Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

novas tecnologias cientistas São Petersburgo

Cientistas de São Petersburgo criaram um novo tecido com características 3D. A roupa feita com este novo material ajuda a camuflar deficiências físicas ou a ressaltar qualidades individuais.

Um papel-chave na projeção de novo tecido foi desempenhado pelo investigador Nikolai Safiannikov, da Universidade de Tecnologias Elétricas de São Petersburgo. Antigamente, ninguém podia aplicar ao tecido imagens tridimensionais. Safiannikov tinha efetuado múltiplas experiências antes de se aperceber que o problema podia ser solucionado por meio de entrelaçamento específico em diagonal de fios que formam o tecido. Além disso, na superfície se criam faixas salientes de largura e de vetores diferentes que, de forma estranha, se suspendem periodicamente. Tudo isso e, em particular, a visão humana fazem com que tal desenho cause uma sensação de imagem tridimensional. O nome adequado, que se atribui ao tecido e ao fenômeno em si é o efeito de visualização em dois planos. O desenho é produzido por um programa informático especial, enquanto o tecido em si é produzido em máquinas de telelagem habituais.

Na vida profissional de Safiannikov esta não é a primeira experiência de emprego de tecidos. Já possui uma patente para um tecido blindado que protege contra a radiação eletromagnética, erupções solares e tempestades geomagnéticas. O efeito de proteção se atinge graças à introdução no tecido de um fio condutor de corrente elétrica.

A segunda patente foi lhe concedida pelo desenvolvimento de um tecido com entrelaçamento de fios codificado. Tal entrelaçamento pode servir de código de barras específico, protegendo a roupa contra a falsificação. O trabalho com o tecido tridimensional estava sendo feito desde 2008. A respectiva patente se tornou a 33ª na lista de êxitos de Safiannikov.

É que o tecido 3D abre novas perspectivas para o ramo de confecções, da indústria têxtil e da moda. "Imagine que efeito estupendo podem ter T-shirts, blusas ou gravatas decoradas com os desenhos tridimensionais! Em função do ângulo, o desenho é capaz de virar novamente bidimensional, podendo até ser alterada uma parte dele. Estas características mudam também dependendo do movimento. Mesmo assim, sem o desenho 3D, o tecido deve despertar um interesse vivo de decoradores e estilistas, já que a roupa em voga pode, em termos visuais, mudar a sua dimensão", prossegue Safiannikov.

Deste modo, sem recurso à cirurgia plástica, será possível aumentar os seios da mulher ou, sem fazer ginástica ou exercícios físicos cansativos, manter a linha através de um simples vestido ao seu gosto.

Uma fábrica da região de Ivanovsk já reuniu amostras do tecido recém-criado, preparando-se para a produção em série. Espera-se que o primeiro lote de nova roupa seja um conjunto de uniforme militar de campo.

Fonte:|http://portuguese.ruvr.ru/2012_11_09/Roupa-tridimensional-para-preg...

Exibições: 585

Responder esta

Respostas a este tópico

gostaria de saber qdo poderemos ter amostras desse tecido.

aproveito a oportunidade para perguntar onde posso encontrar metragens de início de estampagem, ( borrões, desencaixes, manchados) sedas pura ou mistas estampadas, para desenvolver novos produtos.

merci 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço