Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Kanya, uma marca de acessórios ecológicos feitos com resíduos da cana-de-açúcar

A espanhola de origem filipina Bea Roxas criou a Kanya, uma marca de acessórios feitos a partir do resíduo da cana-de-açúcar. Um projeto que, além do impacto ambiental, tem um objetivo social, pois sua fabricação ocorre em Batangas nas Filipinas, empregando uma comunidade rural de mais de 40 pessoas.

A criadora da marca de acessórios Kanya mostra que nunca é tarde demais se a causa é boa. Enquanto a maioria das pessoas da idade dela pensa em se aposentar, Bea Roxas decidiu melhorar a vida de dezenas de famílias filipinas com um projeto de  estilo de vida sustentável. Kanya significa “para ele” e “para ela” em tagalo, a língua nativa das Filipinas, a terra onde esta empresa nasceu e se desenvolveu, explica a empresária de 68 anos.

Cada peça, criada 100% à mão , é única e respira tradição filipina, quando fabricada no próprio canavial. Suas bolsas, toalhas de mesa, cestas de pão e almofadas são confeccionados com uma fibra têxtil natural proveniente do bagaço da cana. Uma linha de produtos veganos com design minimalista que está à venda no site da marca.

Kanya é um retorno às origens, a maneira que Bea Roxas tem de retornar aos canaviais de sua infância. “Cresci cercado de cana porque era um negócio de família. Antes de Kanya, eu trouxe tecidos feitos com fibras naturais que um amigo fez da Espanha para as Filipinas”, explica o designer. Abrangendo as Filipinas, a Espanha e a França, a empresária começou criando uma empresa de artesanato filipina e, nos anos 90, foi pioneira na comercialização de tecidos feitos de fibras naturais . Algo que Kanya agora se alimenta.

A produção global de cana-de-açúcar deixa para trás milhões de toneladas de bagaço a cada ano, um resíduo natural cuja queima é uma importante contribuição para a emissão de monóxido de carbono na atmosfera. O processo de reciclagem desenvolvido pela marca, totalmente artesanal, conseguiu obter uma fibra natural, robusta, durável e de boa qualidade. Além disso, o bagaço não é apenas reciclável, mas 100% compostável e biodegradável . Um processo inovador e artesanal que mistura as fibras da cana de açúcar com algodão e abaca, criando um tecido respeitoso com o meio ambiente.

Toda a fabricação é feita nas Filipinas, pois o  objetivo do projeto é que seus funcionários tenham sustento ao longo do ano. Anteriormente, essa comunidade de agricultores dedicados ao cultivo temporário de cana-de-açúcar só ficavam ocupados seis meses por ano, enquanto os outros seis tinham que esperar o crescimento da cana. Mas agora, graças aos negócios que aprenderam na costura, design e transporte dos produtos Kanya, eles podem viver da cana-de-açúcar o resto do ano, gerando renda para si e suas famílias, graças ao novo uso de resíduos de cana como material têxtil.

Embora a empresa tenha sido lançada em 2018, o projeto começou a surgir na mente de Bea Roxas em 2016. Para isso,  iniciou um processo de pesquisa com a ajuda do Instituto Filipino de Pesquisa Têxtil , entre outras instituições, para experimentar as possibilidades que utilizar o bagaço para têxtil. Mais tarde, e com uma doação da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAid), o projeto tomou forma e um centro de trabalho foi construído próximo aos canaviais de Batangas.

Segundo a designer, parece que a coisa funciona. Nas Filipinas, a marca recebeu grande demanda e apoio, algo que espera que também aconteça na Espanha. “O ponto forte da Kanya é que ela volta às raízes. E acho que no mercado espanhol será bem aceito porque há muitos jovens conscientes dessa questão. Está na hora”, deseja a empresária. O mesmo vale para a moda sustentável.

https://kanyaconcept.com/desarrollo-local/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 219

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço