Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

imagem

Existem diversos desafios para os profissionais que atuam diretamente com o manuseio dos tecidos, seja para enfestar, cortar. Um deles é saber identificar qual é o lado certo do tecido e qual o avesso. Em alguns tipos de tecitura é fácil diferenciar um lado do outro, porém, alguns tecidos deixam algumas dúvidas sobre a superfície que deve ser usada na confecção das roupas.

O lado certo do tecido – também conhecido como face – deve ser apontado antes do corte. Em alguns casos, a identificação pode ser feita de acordo com a forma em que foi dobrado, tecidos como o linho e algodão são dobrados com a face para o lado de fora, já a lã funciona um pouco diferente: o lado certo fica para o lado de dentro da dobra.

No caso do tecido vir enrolado em um tubo, a forma de identificar o lado avesso ou o direito fica um pouco mais simples, pois nesses casos o lado certo do tecido fica voltado para o lado de dentro do rolo. Já os tecidos macios se caracterizam por possuírem, em geral, o lado da face mais brilhante ou macio que o avesso, o que torna a peça facilmente de ser identificada a partir da análise visual ou do tato.

Os tecidos que possuem textura bem definida, geralmente, apresentam com mais clareza o lado da face. Outra característica dessas fibras é que geralmente apresentam pequenas irregularidades como bolinhas salientes no avesso. Tecidos como o brocado que possuem textura fantasia possuem uma maciez característica no lado direito e apresentam um avesso com irregularidades e fios soltos.

Os tecidos estampados possuem geralmente o lado certo mais vivo do que o avesso. Importante: as malhas quando esticadas na transversal tentem a se enrolar para o lado da face. O lado certo dos tecidos tentem a ser mais resistentes à sujeira e ao desgaste no lado da face. Já nos casos em que não existem diferenças claras entre os lados, o ideal é selecionar um dos lados e marcar com uma caneta ou giz o lado que será utilizado.

Fonte
Livro a Bíblia da Costura: o passo a passo de técnicas para fazer roupas e acessórios. Rio de Janeiro: Seleções, 2009.

Exibições: 836

Responder esta

Respostas a este tópico

concordo em grau e gênero e outra dica para distinguir o lado da face e avesso da malha,segure-a entre as mãos e de uma leve esticada passando o polegar,a parte que se encontrar áspera é o lado da face e a parte que estiver lisa é o lado do avesso.  

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço