Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Le Monde Repercute Escândalo com Lixo Hospitalar no Brasil

"Quando os Estados Unidos se livram de seu lixo hospitalar no Brasil" é o título do Le Monde.
"Quando os Estados Unidos se livram de seu lixo hospitalar no Brasil" é o título do Le Monde.
Le Monde

O vespertino francês Le Monde destacou o caso das 46 toneladas de lixo hospitalar que chegaram ao porto brasileiro de Suape, perto de Recife. Segundo o jornal, os dois contêineres apreendidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deverão ser reenviados ao lugar de origem, o porto norte-americano de Charleston, na Carolina do Sul.

Le Monde relata como a carga, identificada como "algodão defeituoso", foi interceptada em 11 de outubro por fiscais da Receita Federal brasileira, que desconfiaram da documentação de importação. Ao descobrirem lençóis, travesseiros e pijamas usados, além de tecidos misturados a seringas, catéteres e luvas, os fiscais acionaram o Ibama. "Fomos imediatamente ao encontro do destinatário e descobrimos que o material seria comercializado", relatou o técnico do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Gilberto Werneck.

Desde o anúncio da apreensão, a polícia multiplicou as buscas em vários hospitais da região, guiada por denúncias divulgadas em rádios locais. Parte do material foi localizada em Caruaru, em Pernambuco, e Ilhéus, na Bahia, o que, de acordo com a reportagem do Le Monde, causou pânico na região. A Anvisa esclareceu que todo lixo hospitalar que apresente traços de sangue ou de secreções humanas deve ser incinerado, e que o material apreendido era perigoso e de origem duvidosa.

A empresa têxtil pernambucana Império do Forro de Bolso negou a importação e declarou por meio de seu advogado que o exportador enviou a mercadoria errada. "Desde 2009, meu cliente compra algodão defeituoso da Texport Inc." O jornal francês afirmou que agora todas as atenções se voltaram para a empresa americana, que, por sua vez, informou que as vendas destinadas ao Brasil são feitas por sua sede na Índia.

A empresa têxtil pernambucana Império do Forro de Bolso foi multada em R$6 milhões na última terça-feira pelo Ibama pela importação ilegal.

Fonte:|http://www.portugues.rfi.fr/geral/20111027-le-monde-repercute-escan...

Exibições: 104

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço