Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Um tipo de acabamento muito utilizado para o vestuário são as limpezas, também chamadas por alguns autores de vistas. Importantes, elas são utilizadas para dar um acabamento suave às bordas do vestuário com um resultado prático e de fácil execução.

As limpezas são componentes adicionais do conjunto da modelagem e podem ser modeladas nas cinturas, cavas, decotes redondos e geométricos, mangas etc. Essas partes da modelagem, também podem ter tamanhos variados, mas normalmente possuem 4 cm. Os arremates são diversos e podem ser através da aplicação de viés, bainha de lenço ou uma costura overloque.
Abaixo é exemplificado como se faz a limpeza da cintura de saia com duas pences.

Inicialmente, para modelar a limpeza, deve-se fechar as pences, simulando a costura. As limpezas não precisam ter as pences porque aumentam o volume da peça e o tamanho de 4 cm se adapta bem ao corpo.

Acervo pessoal



Em seguida, para fazer a limpeza da cintura de saia com a pence fechada, copia-se o contorno da linha da cintura com comprimento de 4 cm. Esta parte é a modelagem da limpeza da cintura frente da saia.


Acervo pessoal



O próximo passo é reproduzir o molde da limpeza da cintura da saia (que está em vermelho) e acrescentar as informações necessárias, como fio, dobra de tecido etc. O processo deve ser repetido com a parte das costas da saia.


 

Acervo pessoal

Por Samira Troncoso

Designer de Moda e Professora na Feevale/ Novo Hamburgo (RS)

Exibições: 559

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço