Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Lojistas falsificam algodão colorido e prejuízos podem afetar cadeia produtiva

O produto falsificado é uma imitação do tipo topázio

O algodão colorido se tornou alvo de falsificação na Paraíba. Roupas e acessórios estão sendo produzidos com tecido tingido e revendidos em pontos turísticos de João Pessoa até pela metade do preço como se fossem originais. Produtores e comerciantes denunciam a concorrência desleal e temem prejuízos em toda cadeia produtiva envolvida, desde agricultores, artesãos, fabricantes e revendedores.

As imitações de algodão colorido encontradas pela reportagem nas vitrines não possuem informações que revelem se tratar de algo similar e alguns produtos sequer têm etiquetas informando o fabricante. Quando compradores, principalmente turistas, perguntam se há peças em algodão colorido alguns vendedores mostram produtos com preços mais atrativos, mas feitos com tecido pintado, que podem ser desbotados e manchados na primeira lavagem. 

Imitação do topázio

O produto falsificado é uma imitação do tipo topázio, de cor caramelo, considerado mais fácil de imitar. Contudo, este tipo passou por experimentos há dois anos no Estado, mas não foi produzido para comercialização e não existe no mercado. Só são produzidos na Paraíba dois tipos: o algodão colorido safira, que é da cor da pele, o chamado nude, e o outro tipo é o rubi, semelhante à cor de telha.

http://www.paraibatotal.com.br/noticias/2014/01/06/62139-lojistas-f...

Exibições: 983

Responder esta

Respostas a este tópico

CONMETRO/INMETRO

TÁ NA HORA DE CRIAR MECANISMO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DESSES TÊXTEIS.

PREZADO ROMILDO, INFELIZMENTE A MATERIA QUE SEI QUE SAIU DA PARAIBA TEM 2 ERROS, GRAVES, UM É QUE DIZ QUE A PARAIBA SO PRODUZ 2 CORES DE ALGODAO COLORIDO U RUBI E O SAFIRA, ISTO NAO E VERDADE A PARAIBA PRODUZ 4 CORES DE ALGODAO COLORIDO QUE SAO ESTES 2 JA CITADOS MAIS O VERDE E O TOPAZIO, POREM O TAPAZIO QUE DIGA-SE DE PASSAGEM TEM O COMPRIMENTO DA FIBRA  PRATICAMENTE IGUAL AO BRANCO, POREM QUANDO ESTA COR TEVE SEMENTE SUFICIENTE PRA PLANTAR FOI EM 2011 E FOI UM LOTE PEQUENO APENAS PRA VER ESTAS ESPECIFICAÇOES COMO O COMPRIMENTO DA FIBRA  E RENTABILIDADE, QUE TAMBEM SE COMPROVOU QUE TEM APROXIMADAMENTE 35% DE RENDIMENTO DE PLUMA POR KILO, ENTAO O GRANDE PLANTIO SERIA EM 2012 E FOI AI QUE TUDO QUE FOI PLANTADO FOI NO ALTO SERTAO E SE PERDEU, ENTAO NOS SO PUDEMOS PLANTAR NA REGIAO DO AGRESTE QUE JA TINHA A SEMENTE DO RUBI QUE SEGUNDO ELES E MAIS RESISTENTE A SECA (ELES COSTUMAM DIZER QUE O RUBI DAR SOMENTE COM UMA CHUVA), QUE FOI O QUE ACONTECEU, ENTAO COMO 2012 TAMBEM A PREVISAO ERA DE UMA GRANDE SECA, O SERTAO NEM PLANTOU E NO AGRESTE SO FOI PLANTADO O RUBI NOVAMENTE E COMO VOCES JA PUBLICARAM, É UMA SAFRA RECORDE, POIS AINDA ESTAO COLHENDO ALGODAO, ESTAO ENTRANDO NO QUARTO MES DE CATAÇÃO.

AGORA COMO AQUI É TERRA DE NINGUEM, AO INVES DE FAZER O QUE NOS FIZEMOS, OS VIGARISTAS MANDAM TINGIR A COR TOPAZIO QUE  E A MAIS FACIL DE ALSIFICAR E VENDEM PARA OS TURISTAS QUE SO QUEREM SABER DO PREÇO E NAO QUEREM  SABER O QUE ESTAR LEVANDO, COM ISTO NAO SO ESTA COLOCANDO EM RISCO TODA A CADEIA TEXTIL DESTE PRODUTO, COMO TEM UM FATO AINDA MAIS GRAVE, ESTA COLOCANDO EM RISCO UM INVESTIMENTO 180 MILHOES DE UMA PESQUISA FEITA COM DINHEIRO PUBLICO E PASMEM, GOVERNO DO ESTADO JA RECEBEU A DENUNCIA, A PREFEITURA É QUE É RESPONSAVEL PELOS ALVARAS DE FUNCIONAMENTO E QUEM CEDEU O CHAO PARA FUNCIONAR ESTA FEIRINHA E ESTAS BARRACAS, ENQUANTO QUE NOS PEDIMOS PARA MONTAR UMA TENDA COM INFORMAÇOES SOBRE O ALGODAO PARA O TURISTA SEQUER RECEBEMOS RESPOSTA ATE HOJE.

PREZADO MAURO, O PRIMEIRO ORGAO QUE NOS CONVIDAMOS PARA FAZER PARTE DA DISCUSSAO FOI O INMETRO, MANDARAM UMA PESSOA QUE CALADA ENTROU, MUDA SAIU, DEPOIS FIZEMOS UMA CARTA AO INNMETRO PEDINDO FISCALIZAÇÃO DESTA FEIRINHA, DO MERCADO DE ARTESANATO E TAMBEM DO SALAO DE ARTESANATO E FOI MESMO QUE ENTREGAR AO CACHORRINHO PEQUENÊS DA VIZINHA.

Mauro Ferreira da Silva disse:

CONMETRO/INMETRO

TÁ NA HORA DE CRIAR MECANISMO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DESSES TÊXTEIS.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço