Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
O designer goianiense Lucas Caslú apresentará uma coleção inédita na abertura da 57ª Casa de Criadores, no dia 4 de dezembro de 2025, no Centro Cultural São Paulo. Esta será a terceira participação do estilista em menos de um ano, consolidando sua presença como representante de Goiás no evento. Suas criações, desenvolvidas a partir de técnicas de upcycling e estética maximalista, integram o line-up principal.
Desde 1997, a Casa de Criadores funciona como plataforma para marcas independentes e novos talentos da moda brasileira. A parceria com o movimento Sou de Algodão ampliou a passarela para estudantes universitários por meio do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. Caslú ingressou no line-up após vencer a terceira edição do concurso, em 2024.
Denominada Coleção Saldos, a proposta do designer traz uma crítica ao consumo e à exploração da criatividade. O upcycling segue como princípio central: algumas peças são compostas por fillete, sarja, tafetá, plástico, jeans, voal de algodão e tricoline reaproveitados. Entre as técnicas que definem o design das roupas estão o drapeado, a alfaiataria, a camisaria e a elaboração de bolsas, que conferem forma e identidade a cada peça.
A nova coleção de Lucas Caslú continua apostando no maximalismo e ganha proporções ainda mais geométricas. O momento de abertura do desfile será novamente assinado pela drag queen goianiense Ottair, que se une ao designer para apresentar seu novo lançamento musical, “Autenticídio”, faixa que aborda a precificação do processo criativo.
Sobre a coleção, Caslú comenta: “Esta é uma prova de que minha trajetória está no caminho certo, trazendo minha visão sobre moda sustentável. A crítica aos saldos vem das experiências em lojas de shopping, de onde reaproveito materiais que seriam descartados, transformando eles em peças únicas. Encerro este ciclo de desfiles para concentrar minha marca em Goiás, mantendo a identidade, e refletindo minha vontade de experimentar sem perder a essência do meu trabalho”.
O estilista destaca ainda que seu trabalho agora conta com mais liberdade e a certeza de que há visibilidade para sua criatividade. Ele também consegue compreender melhor as nuances entre moda comercial e conceitual, reconhecendo a importância das parcerias ao longo de sua trajetória.
Fonte: Redação | Foto: Divulgação
Por: anna
https://guiajeanswear.com.br/noticias/lucas-caslu-retorna-a-casa-de...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por