Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

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Luxo: como é que a indústria se está a adaptar às mudanças no ambiente de consumo

Desde que a turbulência surgiu no mercado de luxo no final de 2023, os players do luxo ajustaram as suas estratégias. Isto aplica-se em particular à categoria de acessórios de couro, que continua a desempenhar um papel importante nas vendas. A indústria adaptou-se à recessão do mercado global aumentando os preços destes artigos-chave. A proporção de pequenos artigos e produtos de couro no segmento de entrada está a diminuir e o foco está a ser cada vez mais colocado no segmento super-premium. Estas são as conclusões de um estudo recente da Retviews by Lectra.


As malas pequenas estão na moda, como na Bottega Veneta - ©Launchmetrics/spotlight

 
De acordo com o relatório, “a maioria dos fabricantes de artigos de luxo aumentou os preços mínimos de todos os itens de couro entre 2023 e 2024 em comparação com o ano anterior”. A Bottega Veneta e a Gucci lideram o ranking com um aumento de preços de 16%. Na Prada, o preço de entrada mantém-se elevado, em 290 euros, à semelhança da Bottega Veneta. A Gucci, que se encontra numa fase de reposicionamento, tem o preço de entrada mais baixo para pequenos artigos de couro, 200 euros. A marca, que está a seguir uma estratégia premium, tem, por conseguinte, margem para novos aumentos de preços nesta categoria sem perder competitividade.

As análises efetuadas pela Lectra revelaram que os preços das bolsas são mais elevados na China. A Gucci aumentou os seus preços neste mercado em 50%, a Valentino em 33%, a Prada em 27%, a Bottega Veneta e a Loewe em 21%. “Em comparação com a China, os preços no Japão e na Coreia do Sul mantiveram-se baixos e quase estáveis, especialmente no Japão. Este facto sublinha o potencial de crescimento da região Ásia-Pacífico, que deverá crescer significativamente.” Nos EUA, os aumentos de preços situaram-se entre 12% e 22%.

Este aumento de preços afeta sobretudo os best-sellers, as chamadas “it bags”.
Trata-se dos modelos de culto de várias marcas, como a Prada Re-Edition Nylon, cujos preços subiram em flecha, nomeadamente no mercado chinês. Neste mercado, o preço é 20% mais elevado do que na Europa. A famosa bolsa Baguette da Fendi, vendida por 2.900 euros em França, custa 3.560 euros na China, enquanto que o modelo Jackie 1961 da Gucci também custa significativamente mais na China (3.560 euros) do que na Europa (2.790 euros).

“As bolsas Cleo e Re Edition Nylon da Prada têm uma diferença de preço ainda maior e custam quase 30% mais na China” do que na UE, segundo a Retviews. A empresa de análise mostra ainda que a inflação na Europa, Ásia e América do Norte aumentou de forma constante entre 2022 e 2024. Os dados relativos à mala Prada Galleria Saffiano mostram que o preço do modelo aumentou 37% na Europa, 28% nos EUA e apenas 16% na China nos últimos dois anos.
 
Uma análise mais pormenorizada efetuada pela Retviews mostra que os aumentos de preços variam de marca para marca. A Bottega Veneta aumentou os preços dos acessórios em pele três vezes entre julho e dezembro de 2023, num total de 14%.A Prada aplicou quatro aumentos de preços, com um aumento total de 6%.



Aumento dos preços das bolsas de luxo a partir de 2023- Retviews


O aumento acentuado do preço dos acessórios de couro é acompanhado de mudanças estratégicas na gama de produtos. O estudo constatou um declínio nos pequenos artigos de couro. Esta categoria de produtos, que é considerada uma oferta de nível de entrada, atrai principalmente os chamados clientes aspiracionais. Estes costumavam ser responsáveis por uma grande parte das vendas, mas estão agora em declínio. De acordo com a Retviews, “as grandes marcas estão a concentrar a sua estratégia de vendas em artigos mais caros destinados a um tipo de consumidor com um orçamento e um poder de compra mais elevados”.

Entre 2023 e 2024, registou-se um declínio geral nas vendas de pequenos artigos de couro. Na Prada, por exemplo, a sua quota na gama de produtos caiu de 30% para 23% no espaço de um ano. Apenas a Louis Vuitton está a contrariar a tendência e a aumentar todos os anos a proporção desta categoria de produtos na sua gama, a fim de abranger todos os segmentos de clientes.

Outra estratégia é oferecer versões sempre novas da “it bag”, que é um cartão de visita das maisons de luxo. “Para atrair os consumidores, as marcas estão a expandir a sua gama e a oferecer produtos em diferentes tamanhos e edições limitadas. Os dados da Retviews mostram, por exemplo, que existem cinco modelos diferentes da famosa bolsa Margaux da The Row, feita de materiais premium, como o couro brilhante e camurça." Disponível em cinco tamanhos e três materiais principais, o modelo cobre assim várias categorias de preços, de 4.650 a 7.470 euros.

As bolsas de edição limitada são mais caras e permitem às marcas aumentar as suas vendas, reforçando simultaneamente a imagem de exclusividade de certos modelos. Esta opção é particularmente rentável, uma vez que apenas são produzidas pequenas quantidades.

E, por fim, a tendência das mini bolsas não pode ser negada. Segundo o estudo, a sua parte na gama de produtos aumenta de ano para ano e estão cada vez mais representadas nas coleções de marroquinaria em termos de número. O estudo aponta para “um aumento significativo da sua presença nas coleções no início do ano em relação ao ano anterior”. Na Louis Vuitton, a proporção de mini bags aumentou 107%, na Gucci 69% e na Bottega Veneta 46%. Isto deve-se provavelmente ao facto de serem particularmente rentáveis para as maisons de luxo devido ao seu pequeno tamanho e menor consumo de material.

Dominique Muret

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