Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI



Uma investigação da Greenpeace descobriu que um conglomerado de fábricas chinesas, que fornece multinacionais como Nike, Adidas, Puma, H&M, Lacoste e uma dúzia de outras marcas internacionais de moda, continua a poluir com químicos perigosos os principais cursos de água da China. Isto apesar de os compradores ocidentais insistirem que exigem aos seus fornecedores o cumprimentos dos mais elevados padrões ocidentais.

De acordo com o The Guardian, as acusações da Greenpeace seguem-se a uma série de escândalos relacionados com fábricas chinesas que fornecem multinacionais ocidentais. Os activistas locais consideram que estes casos "sublinham a hipocrisia dos compradores ocidentais", que nos seus países prometem, aos consumidores riscos normas de segurança elevadas, "ao mesmo tempo que negoceiam com empresas que beneficiam dos regulação ambiental laxista" na China.

Segundo conta o jornal britânico, a Greenpeace recolheu durante um ano amostras de esgotos de fábricas da indústria têxtil chinesa, o maior sector industrial na China. As amostras foram analisadas na Universidade de Exeter e na Holanda e os testes detectaram um "leque de poluentes persistentes nos esgotos de duas grandes fábricas".

Nas descargas de uma grande fábrica da Youngor, perto de Xangai, foi detectado nonilfenol, um interruptor endócrino que se infiltra na cadeia alimentar, químicos perfluorocarbonetos, que podem ser prejudiciais para o fígado e para a produção de esperma, e um 'cocktail' de outras toxinas. Estes químicos são proibidos na União Europeia (UE), mas não na China e muitos já foram encontrados em peixes dos rios chineses.

A Youngor é o maior conglomerado chinês da área têxtil e supostamente usa as mais avançadas técnicas de tinturaria, tecelagem e impressão na China. Mas essas tecnologias são alegadamente as responsáveis pelas descargas poluentes no rio Fenghua. Nike, Adidas, Puma, H&M e Lacoste admitiram ter negócios directa ou indirectamente com a Youngor, mas negam ter contratado à empresa chinesa os serviços que estarão na origem da poluição, diz o mesmo jornal.

 

 

FONTE: http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1906442&...

Exibições: 41

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço