Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Marco na industrialização, espaço da antiga Tecelagem Parahyba é herdado por cooperativa e gera empregos em São José

Um dos principais marcos do período de industrialização de São José dos Campos, a Tecelagem Parahyba abriga hoje em seu antigo espaço a Coopertêxtil, cooperativa fundada por trabalhadores da empresa de cobertores que herdaram as instalações e se orgulham de preservar a história da cidade, que completa 254 anos na próxima terça-feira (27).

O espaço atual, preservado pela cooperativa de produção têxtil, continua sendo local de histórias e memórias, mas também busca se reinventar para conquistar resultados no presente e gerar mais oportunidades aos cooperados no presente e no futuro. Entre os projetos, estão as Meias do Romeiro, produto direcionado aos devotos de Nossa Senhora Aparecida.

Para Celso Arroyo, idealizador do projeto pensado no público religioso, utilizar parte do espaço da antiga tecelagem para produzir é motivo de bastante satisfação.

"Além de estarmos ocupando um espaço histórico da cidade, o que já traz grande valorização aos nossos projetos, temos todo o apoio da cooperativa para continuar inovando e criando novas oportunidades de trabalho", contou.

Diretor da Coopertêxtil, Paulo Roberto Palmeira destaca que a cooperativa tem ainda um projeto voltado à qualificação da mão de obra, com o objetivo de contribuir para o crescimento da cidade.

"Nosso propósito é honrar toda a trajetória construída nos espaços da fábrica, estimulando a produção e fomentando o cooperativismo da região", afirmou.

TECELAGEM.

Fundada em 14 de março de 1925, a Tecelagem Parahyba representa um dos grandes marcos da industrialização na cidade de São José dos Campos. A primeira unidade da fábrica contava com galpões de seis mil metros quadrados e, em julho de 1927, já tinha uma produção mensal de 60 mil cobertores.

Anos mais tarde, entre 1953 e 1956, a fábrica foi ampliada e passou a ter 60 mil metros quadrados de área construída. Com prestígio internacional, a fábrica teve influência social, econômica e cultural no município.

A Tecelagem Parahyba encerrou suas atividades em 1993, depois de 70 anos no controle do mercado nacional na fabricação de tecidos e fiação de lã.

https://www.ovale.com.br/_conteudo/nossa_regiao/2021/07/130594-marc...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 77

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço