Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Medida Argentina Trava Exportação da Indústria Têxtil Brasileira

Mudança no regime de licença de importações de bens de consumo na Argentina, que entra em vigor no dia 1º, paralisa vendas externas em janeiro

O novo regime de licenças de importações da Argentina já representa um entrave às vendas brasileiras de produtos têxteis ao vizinho sul-americano. As mudanças nas regras, que entram em vigor a partir do dia 1º, tornam ainda mais burocrático o processo de exportação para a Argentina e preocupam as principais empresas do setor.

“Nos dez primeiros dias de janeiro ainda vendemos um pouco, mas desde então não se consegue vender mais nada para a Argentina”, diz Sacha Kalmus, diretor de exportações da Rosset Têxtil, um dos maiores grupos têxteis da América do Sul com mais de 70 anos de atuação.

Dona de marcas como Valisere e Cia. Marítima, a Rosset tem na Argentina um de seus principais mercados externos. “Os clientes continuam querendo comprar, têm necessidade de matéria-prima, mas o problema é que as incertezas ligadas a essa nova regra para as licenças colocou o mercado em compasso de espera”, diz Kalmus.

“Com essa notícia, em janeiro não efetuamos nenhum pedido para a Argentina”, diz Allan dos Anjos, gerente comercial da Neotextil, fabricante focada na produção de tecidos esportivos. Segundo Anjos, “parceiros comerciais na Argentina não sabem mais o que fazer para abastecer o mercado interno”. “Está cada vez mais burocrático”, diz. Ele conta que as exportações respondem por cerca de 30% a 35% do faturamento da Neotextil.

Na Cedro Textil, também já se sentem os efeitos da nova medida argentina. “Está tudo parado”, diz Débora Cohen, gerente de exportação do grupo que está há mais de 130 anos no mercado. “Ainda estamos esperando para saber o que vai acontecer, mas esse mês já foi muito prejudicial”, afirma. As exportações respondem por cerca de 3% do faturamento da Cedro, que em 2011 foi de aproximadamente R$ 700 milhões.

Relação tumultuada

A Argentina é o maior mercado para as exportações da indústria têxtil brasileira, com compras de US$ 437 milhões em 2011, valor 11,5% maior que um ano antes. Ainda assim, a relação comercial entre os países nos últimos anos tem sido um tanto “tumultuada”, lembra Anjos, da Neotextil.

Em 2008, a Argentina era o principal mercado externo para a Neotextil em poliéster. Mas com o anúncio de barreiras não tarifárias, Anjos conta que as vendas do produto para o país vizinho recuaram 79% em 2009, também influenciadas por fatores como a crise econômica mundial e o câmbio. “Agora a tendência é piorar. Se antes se levava de 60 a 90 dias para conseguir uma licença para poder exportar para a Argentina, agora esse tempo vai aumentar ainda mais”, diz Anjos.

Preocupação similar foi observada entre outros empresários brasileiros do setor têxtil que participaram da Colombiatex de las Americas 2012, considerada uma das maiores feiras do segmento na América Latina. “Se hoje as licenças já são difíceis de conseguir, imagina daqui para frente. Vai demorar pelo menos mais um mês”, diz Laurent Prout de exportação da Savyon, especializada na fabricação de jacquard eletrônico.

O temor é de que o governo argentino passe a atrasar a liberação das novas licenças de importação, regulamentadas pela resolução 3.252 e que, na prática, significam a imposição de licenças não automáticas para as exportações argentinas. “Não acho que mais esse freio vai conseguir parar completamente com as vendas brasileiras para a região, mas com certeza vamos ter que trabalhar com outro 'timing'”, diz Prout.

Fonte:|http://economia.ig.com.br/medida-argentina-trava-exportacao-da-indu...

Exibições: 556

Responder esta

Respostas a este tópico

o governo argentino nao está errado!!!!  somente nossos idiotas que governam a esmo nao conseguem enxergar que temos que produzir, gerar empregos, criar empresas...etc...etc....é desta forma que a Argentina está se recuperando.....e gerando benfeitorias para a sociedade, gerando renda e recolhendo impostos!!!!

somente no Brasil, que o nosso governo faz cortesia com chapéu alheio, digo às nosssas custas!!!!!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço