Com o fim da pandemia, o homem volta a ter vontade de se vestir para sair. Todos os desfiles desta temporada de moda masculina, que terminou no domingo (26 de junho), mostraram essa tendência. Sair à noite, claro, com o retorno ao convívio social. Mas também durante o dia para voltar a desfrutar do ar livre, desporto, mergulhos na natureza e férias à beira-mar. Apresentadas em Londres, Florença, Milão e Paris, as coleções para a primavera-verão 2023 distinguiram-se pela frescura e elegância descontraída, marcando o forte regresso dos looks vistosos, que, no entanto, mantêm o conforto adquirido durante o confinamento. O homem do próximo verão também expressa a sua parcela de feminilidade de forma ainda mais acentuada, enquanto brinca com arquétipos masculinos com os seus trajes de cowboy e motard.
1 - Fato casual
O fato confirma o seu retorno. Todo o homem deve ter um bom fato no seu guarda-roupa, seja em versão calça, short ou bermuda. Naturalmente, desde o confinamento e com a onda do streetwear, esta roupa volta com novos detalhes, em materiais mais leves e flexíveis, com calças muito soltas, repetidas vezes com fecho de cordão e blazers desconstruídos. Para o próximo verão, devido ao aquecimento global, os homens utilizarão preferencialmente roupas não combinadas e sem camisa, isso foi visto em todas as passerelles.
2 - Barriga desnuda
Peitorais e barrigas expostos ditarão o ritmo no próximo verão. Depois de fazer sucesso entre as mulheres nas últimas temporadas de verão, o crop top entra no guarda-roupa masculino com tops cada vez mais pequenos, revelando o umbigo e abdômen musculoso. As roupas param logo abaixo do peito. Não apenas T-shirts, camisas, sweaters, malhas e outras blusas justas, mas também blusões, incluindo o smoking. A Fendi e Miu Miu abriram caminho para a primavera-verão 2022, cortando selvaticamente os seus casacos. Agora estão todos a apostar nisso, incluindo a MSGM, Amiri, LGN Louis Gabriel Nouchi, Thom Browne, Moschino, VTMNTS, Mowalola, para citar alguns.
3 - Calças jeans rasgadas
O denim já voltou há algumas temporadas, mas para o próximo verão estender-se-á a todo o guarda-roupa e a todos os géneros, do estilo destroyed ao super formal. O tecido azul está disponível em todas as peças, incluindo casacos e botas, como as enormes botas de cano alto cortadas de jeans velhos vistos na Dolce & Gabbana. Estamos testemunhando um retorno em particular de jeans desbotados, sujos e gastos. Sem falar nos modelos rasgados do japonês Taakk, que se diverte reproduzindo os rasgos em bordados.
4 - Tecido esponja
O calor extremo exige novas soluções. Os costureiros redobraram os seus esforços na pesquisa têxtil para encontrar os materiais mais leves, frescos e agradáveis, com a omnipresença do algodão e o renascimento do linho. Nesse contexto, o tecido felpudo, preferencialmente reciclado, traz um toque original e de verão. Entre os exemplos mais atrativos estão os conjuntos camisa-calça da Marine Serre, os roupões da Gunther ou LGN, e a toalha de banho enrolada na cintura, em estilo saia, da Magliano.
5 - Mini shorts em couro
Introduzidos no ano passado, os shorts de formato liliputiano levemente retro agora são uma grande tendência. A novidade é que no próximo verão será necessário adquirir um em couro, de preferência em couro preto. A Prada construiu quase toda a sua coleção em torno desta peça, oferecendo mini shorts fechados com fechos de correr duplos. Na Walter Van Beirendonck, ganhou tiras grossas. Na EgonLab, ar de cueca.
6 - Pijama
Já visto no passado, o pijama até agora foi oferecido em materiais sedosos e para a noite. Para o próximo verão, é usado com um chique totalmente natural mesmo durante o dia. Está quente e ansiamos por conforto? Não precisa complicar a vida, agora pode sair de pijama. Desde que seja um daqueles bons e velhos pijamas de antigamente em popelina leve com riscas finas em azul-celeste. A Givenchy usou este tecido para criar um total look chemise-shorts e luvas. Calças largas de riscas com cintura elástica estarão em alta, especialmente porque combinam facilmente com quase tudo.
7 - Sarongue
Tecido longo, amarrado na cintura estilo páreo, o sarongue está a tornar-se parte do guarda-roupa masculino, uma alternativa à saia, oferecida na maioria das coleções masculinas nesta primavera-verão 2023. As fronteiras entre os gêneros estão a desaparecer, enquanto o consumidor está em perpétua busca por maior conforto. Dos guardanapos brancos usados pela Dolce & Gabbana ou Magliano, ao tapete acolchoado de Craig Green, à toalha de mesa de renda reciclada de Hed Mayner, há algo para todos. Inclusive num estilo mais rebelde com um grande cinto a envolver um tecido preto na Moschino ou cool como na Dsquared2 com cangas floridas e coloridas colocadas casualmente sob o casaco.
8 - Trompe l'oeil
Um espírito alegre percorre as coleções, sem ir à extrema excentricidade. Apenas um desejo de se divertir e sorrir. E isso reflete-se nas roupas por estampas fortes e inesperadas, muitas vezes retiradas do universo artístico, como na coleção Pop Art de Junya Watanabe. Os costureiros também usam efeitos trompe-l'oeil com roupas falsas desenhadas em itens básicos (Y/Project, Maison Mihara Yasuhiro, Moschino) ou reproduzindo detalhes anatômicos, como se a pessoa se estivesse a despir.
9 - Cowboy
A veia cowboy enquadra-se perfeitamente neste espírito festivo, marcado pelo regresso a uma certa arte de vestir. Com botas de cowboy, chapéus de abas largas, calças e camisas com franjas bordadas, sem contar os cintos com grandes fivelas ou medalhões e a típica renda de couro amarrada no pescoço, a panóplia lúdica do personagem tem visivelmente inspirado designers. Nós até vimos um estribo na Craig Green! Os "chaps", especialmente, instigaram a imaginação dos criadores. Essas calças, que os cowboys colocam sobre os jeans para protegê-los, serão usadas naturalmente no próximo verão junto à pele, revelando roupas íntimas sexy. Trançados e franjados na Thom Browne, em jeans índigo bordado com margaridas em Casablanca, em couro na Celine.
10 - Acessórios inusitados
Os acessórios invadem as passerelles em todos os tamanhos e volumes, da cabeça aos pés, com um espírito muitas vezes lúdico. Após dois anos de crise, qual melhor saída para canalizar o retorno às compras que as marcas anseiam? Desde a gravata em forma de tromba de elefante da Kenzo, ao clipe de ouvido pela EgonLab, às sweaters de skateboard ou handlebars à volta do pescoço dos desfiles pós-COVID de J.W.
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