Os ciclos inexoráveis da moda estão a levar os homens, nesta estação, a um guarda-roupa mais clássico e sóbrio, com uma paleta tradicional de preto, branco e bege. Foi esta a conclusão da maratona de desfiles de moda masculina em Londres, Florença, Milão e Paris, que terminou a 25 de junho. As coleções para a primavera-verão 2024 evidenciaram uma vontade de vestir bem, destacada pelo regresso dos grandes clássicos (casacos, fatos, coletes) e dos acessórios masculinos por excelência, como as gravatas, chapéus e flores de lapela. Os fatos são, naturalmente, renovados, com novos pormenores e novas proporções, enquanto que a atitude é decididamente descontraída. O streetwear desapareceu, dando lugar ao workwear com as suas peças super-funcionais com vários bolsos.
1. O costume
Este grande clássico volta a ser a peça obrigatória nos vestiários masculinos. Vários designers voltaram mesmo a sua atenção para o tradicional fato de três peças, que foi atenuado em looks casual onde é usado sem camisa, como com Giorgio Armani, Paul Smith, Dries Van Noten e Federico Cina, para citar apenas alguns. O fato é também reinventado no seu corte e construção, nomeadamente por Botter e Egon Lab.
2. A flor de lapela
Símbolo da elegância masculina, a casa do botão está de novo na moda com todos os tipos de adornos. A Dior Homme, Dolce & Gabbana e Amiri, entre outras, estão a reavivar esta decoração típica do dandy ou do gentleman. Este assume a forma de um alfinete ou de uma flor de tecido. Na Valentino, uma rosa é bordada no casaco. Yohji Yamamoto escolheu uma libélula prateada para colocar na casa do botão.
3. O tweed
O tecido de lã cardada está a fazer uma entrada notável nas coleções de verão para homem. Alguns criadores, como os irmãos Dean e Dan Caten na DSquared2, Junya Watanabe e Doublet, não hesitaram em aproveitar e revisitar os famosos casacos com botões dourados da Chanel para esta ocasião. A Amiri destaca-se com uma série de fatos muito chiques neste material.
4. As botas
Com medo das tempestades tropicais? As botas robustas com sola dentada estão em todas as passerelles, combinadas com os conjuntos mais estivais. Desde as botas de pescador da Louis Vuitton e Junya Watanabe às botas militares da 1017 Alyx 9SM e às botas de montar da Neil Barrett. E não nos esqueçamos das estranhas botas em forma de talas médicas de Rick Owens ou das santiags simuladas do Etudes Studio.
5. Workwear e multipoches
Com o streetwear quase a desaparecer do guarda-roupa, os homens estão a voltar-se para as peças práticas e utilitárias do vestuário de trabalho. Anoraques e parkas com riscas refletoras ou coloridas, coletes e camisas com vários bolsos, como as muito elegantes da Prada, e calças cargo com quatro bolsos estão a tornar-se os novos básicos do guarda-roupa masculino. Sem esquecer os aventais, as blusas e os macacões da Fendi e da Sacai.
6. A combinação
Ainda na linha do vestuário de trabalho, os macacões estão a conquistar a parte de leão. Estão em todo o lado, em todas as variações possíveis. A Zegna oferece-as em linho minimalista, enquanto que a Givenchy e a Valentino também as propõem em branco chique. Kenzo em ganga, Dolce&Gabbana em renda, Etro em seda estampada, Loewe em pele rosa pálido, Etudes Studio em nylon estilo homem do espaço ou bombeiro. Apenas a marca Magliano propõe o verdadeiro fato de trabalho em algodão bege desbotado.
7. Crochet
As malhas estão sempre muito presentes nas coleções de verão. Para o próximo verão, alguns criadores propõem mesmo pullovers quentes em lã grossa. Mas é o crochet que está no centro das atenções, com uma gama de casacos e conjuntos de pólo-calções feitos ao estilo dos velhos guardanapos da avó, como se vê na Lazoschmidl, Sagaboi e Marine Serre. A técnica do crochet é também utilizada para uma série de tops e casacos abertos com um aspeto de rede de pescador (Botter, Sean Suen, Fendi, LGN Louis-Gabriel Nouchi).
8. Efeito selva
As coleções masculinas para a primavera-verão 2024 foram todas sobre a natureza, com avanços inesperados em verdes vibrantes e estampados de folhagem da savana que invadiram até os fatos mais clássicos, como num modelo Comme des Garçons Homme Plus. O tema da selva, em particular, parece ter inspirado os designers na sua busca de evasão. Com grandes flores tropicais em casacos e camisas (Sacai, Dhruv Kapoor, Valentino), animais selvagens em casacos de Marine Serre e estampados de leopardo aqui e ali.
9. Prata
O brilho lunar do prateado impregnou várias coleções, como que para dar um toque de brilho a um guarda-roupa bem comportado. Eli Russel Linnetz, para a sua marca ERL, propôs quase uma coleção inteira nesta tonalidade metálica, num espírito futurista e principesco. Hed Mayner, Marine Serre, Rains, JordanLuca e Koché também apresentaram várias peças prateadas, nomeadamente calças, enquanto que LGN Louis-Gabriel Nouchi produziu um casaco curto e um casaco comprido em jacquard inspirados na chapa amolgada de um carro acidentado.
10. Piercing
Uma brisa ligeiramente subversiva soprou em certas coleções sob a forma de um modelo original de T-shirt com piercing, apertado por uma ou duas pequenas argolas ao nível do peito. É o caso, nomeadamente, de Sean Suen, Lazoschmidl e Jeanne Friot.
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