Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Moda sustentável: Um conceito inalcançável para muitos consumidores

Conscientes da urgência de adotar um estilo de vida mais ecologicamente correto, os consumidores estão a voltar-se gradualmente para a moda sustentável. Ainda é preciso saber o que está atrás dessa noção de sustentabilidade e é fundamental ter as informações necessárias para conseguir um guarda-roupa mais responsável. Um novo estudo americano revela que, apesar da sua boa vontade, os consumidores sentem-se perdidos face à fartura de informações sobre o assunto.



A moda sustentável é um conceito amplo e pouco claro para o consumidor - AFP


A moda sustentável é um conceito amplo e nem sempre claro para o consumidor, que procura informações fiáveis ​​para recorrer a roupas menos prejudiciais para o planeta, e que ajudem a reduzir, na própria escala, o impacto ambiental de uma das indústrias mais poluentes do mundo. A esmagadora maioria dos consumidores americanos (86%) considera a sustentabilidade uma boa meta, de acordo com um estudo da empresa de biotecnologia Genomatica*. Apenas quase metade (48%) afirma não saber onde ou como encontrar roupas sustentáveis ​;​e 42% dizem que nem sabem o que faz de uma blusa (ou calças) sustentável.

Conscientes do que está em jogo

Os consumidores estão conscientes da necessidade urgente de consumir de forma mais responsável. Quase três quartos dos entrevistados nos EUA (72%) afirmam estar cientes das questões de sustentabilidade na indústria da moda, citando em particular o consumo excessivo, as emissões de carbono e a poluição da água por determinados processos, como o tingimento. Mais de metade dos entrevistados (51%) também sabem que as compras de roupas dos americanos são responsáveis ​​por emissões significativas de gases de efeito estufa anualmente.

Perante essa constatação, muitos querem agir, à sua própria escala, adotando melhores ações para o planeta. Uma consciencialização que parece ter acelerado com a pandemia. Mais de um terço dos entrevistados (38%) dizem que só se inteiraram dessas questões de sustentabilidade na moda no ano passado.

No entanto, o próprio conceito de sustentabilidade não parece muito claro para o público. "É um pouco difícil fazer escolhas sustentáveis ​​porque nunca tenho a certeza do que é 'sustentável', especialmente em relação às roupas", disse um entrevistado.

Desejo de mudança

À medida que os consumidores tentam adaptar-se às mudanças na indústria da moda, não faltam ideias para abraçar a moda mais sustentável. Mais de um terço (34%) afirmam, por exemplo, que se houvesse uma loja de roupas sustentáveis, fariam todas as suas compras lá, e 33% afirmam que a disponibilidade desse tipo de roupa em redes de lojas os incentivaria a vestirem-se de forma mais sustentável. Mais de três em cada 10 entrevistados (31%) apoiariam até mesmo um "imposto na fast fashion" sobre roupas não sustentáveis.

Apesar da falta de informação, os consumidores parecem estar a fazer escolhas muito inteligentes. Quase seis em cada 10 entrevistados (58%) disseram estar preocupados com os materiais das roupas e no facto de não prejudicarem o planeta; e 47% veem os materiais renováveis ​​ou naturais como um dos principais critérios de sustentabilidade, assim como os processos de produção com pouco ou nenhum produto químico tóxico.

Desconfiança do greenwashing

No entanto, não se trata de embarcar em compras irracionais de moda mal uma marca proclama em alto e bom som os seus compromissos com a sustentabilidade. Os consumidores continuam desconfiados com certos discursos de marketing e preferem ações em vez de palavras. Quase nove em cada 10 entrevistados (88%) dizem que não confiam imediatamente em marcas que afirmam ser sustentáveis; e 51% confirmam estar conscientes de que o greenwashing é comum na indústria da moda.

Estes preferem ter informações mais confiáveis ​​das marcas, especialmente para os ajudar a entender o que faz um produto ser mais sustentável do que outro (55%). Mas também são a favor da ideia de criar uma etiqueta que certifique a sustentabilidade de uma peça de roupa (50%) e, como esperado, com informações claras sobre a sustentabilidade da peça (38%), o que os incentivaria a comprar de forma mais sustentável.

*A Genomatica conduziu este estudo, usando uma pesquisa online preparada pela Method Research e distribuída pela Dynata entre 2.000 adolescentes e adultos nos EUA. A amostra foi constituída por faixas etárias geracionais de igual tamanho e uniformemente partilhada entre homens e mulheres, com distribuição geográfica nacionalmente representativa. Os dados foram coletados de 31 de março a 8 de abril de 2021.

(ETX Studio)

https://pt.fashionnetwork.com/news/Moda-sustentavel-um-conceito-ina...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 227

Responder esta

Respostas a este tópico

Isso é uma grande falácia moda sustentável esta longe da realidade.

Mas a minimização do impacto ambiental basta boa vontade ...

o problema é o investimento para criar tal sustentabilidade em escala global.

Sem investimento pago pra ver essa sustentabilidade usada por marcas para apenas vender um peixe que eles não tem ...  

Más que temos como diminuir isso significativamente temos 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço