As formas geométricas invadiram as coleções da temporada de moda brasileira e se destacam entre as tendências para a próxima estação
A constatação é simples: a moda brasileira se rendeu ao poder da geometria, uma das tendências para o verão que se aproxima. "Essa opção dos estilistas tem muito a ver com a ideia de pensar a roupa unida à arquitetura, uma busca por simetria", explica a jornalista e crítica de moda Silvana Holzmeister.
Mas as referências desta temporada extrapolam o legado de Yves Saint-Laurent para o diálogo também com outro gênio da roupa arquitetada, Cristóban Balenciaga. "Há um movimento de resgate da silhueta sessentista dele, que traz formas mais amplas, geometrias e ombros arredondados. É essa estética que começa a ganhar força no cenário internacional, como em Marc Jacobs e Stella McCartney. As geometrias vazadas, tipo o que a Maria Bonita fez, também conversam com os anos 60".
Nem a moda praia se livrou da geometria, como o modelo da Lenny
Além dos recortes, o Cantão trouxe estampas com grafismos
O hexágono foi uma das formas geométrica escolhida por Reinaldo Lourenço
Ronaldo Fraga levou a geometria para sua coleção em forma de paetês
As formas vazadas da Maria Bonita dialogam com os anos 60
Uma mesma inspiração, várias formas de fazer
Formas puras: Marcas como a Acquastudio destacaram o uso da geometria com a sobreposição de formas puras – quadrados e triângulos – na construção das roupas.
Recortes: Outra forma de utilização das formas geométricas foi a opção da Cantão, que resolveu brincar de cortar e colar. A geometria faz parte da construção da peça, na qual as formas, principalmente triângulos, parecem flutuar sobre o corpo.
Color blocking: A geometria fica mais evidente unida a outra tendência, o color blocking, como nas coleções da Têca e da Neon. A oposição de cores ressalta cada forma.
Vazados: A Maria Bonita e a Maria Bonita Extra apostaram nas formas geométricas – especialmente círculos e quadrados –, que apareceram vazadas no tecido.
Aplicações: Paetês e bordados com figuras geométricas também apareceram em coleções como a de Reinaldo Lourenço e Ronaldo Fraga.
Fonte:|http://www.otempo.com.br/jornalpampulha/noticias/?IdNoticia=8548
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por