Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Monique Collignon apresenta coleção de alta costura com tecidos feitos de resíduos plásticos

O Plástico feito de petróleo não é biodegradável e infelizmente a maioria dos produtos comuns que usamos diariamente são feitos dele, ou vêm embalados nele. Além disso, este material é praticamente indestrutível quando despejado na natureza. Imaginem que as toneladas de plástico que jogamos fora a cada ano são suficientes para circundar a terra quatro vezes. Mas felizmente existe a tecnologia de reciclagem para transformar milhões de garrafas plásticas nos mais diversos produtos entre eles, tecidos sofisticados para alta costura.

Monique Collignon cria sofisticados vestidos de alta costura com tecidos feitos de resíduos plásticos. stylo urbano-1

Coisas que vestimos

Os tecidos e as garrafas plásticas não são tão independentes como poderíamos pensar. Na verdade, 65% dos tecidos que são produzidos em todo o mundo são sintéticos, a maioria dos quais são feitos do mesmo material que são feito os plásticos. Contrariando a crença comum, a maioria dos PETs são fabricados especificamente para serem transformados em fibras, e não garrafas. Isso significa que o fardo ambiental da produção do plástico e seus resíduos feitos de petróleo são práticas insustentáveis ​​nos mais diversos setores, incluindo a moda graças principalmente ao fast fashion.

A própria indústria da moda está longe de ser inocente: Com a crescente consciência das pessoas sobre como as nossas roupas são feitas, ficamos conhecendo o verdadeiro custo das peças de vestuário. A exploração sem fim de pessoas e do planeta é o preço que se paga para a nossa dependência de roupas baratas e descartáveis. É por isso que nos últimos anos surgiu uma clara tendência para a sustentabilidade, sistemas de circuito fechado de produção e alternativas cradle-to-cradle  no negócio da moda.

Como fazer com que as inovações eco-conscientes reinventem a indústria?

Ela começa com a mudança de mentalidade dos designers quando começam a elaborar um produto, utilizando de forma reacional os recursos disponíveis e reconsiderando o ciclo de vida final do produto. Um dos primeiros passos sustentáveis ​​que os designers devem tomar é a utilização de tecidos eco-sustentáveis desenvolvidos pela indústria têxtil. A idéia de reciclagem de garrafas de plástico em fios já tem cerca de 15 anos, mas a empresária holandesa Monique Maissan que tem fábrica na China, explorou ainda mais essa alternativa.

Durantes décadas, muitos fashionistas quando ouviam o termo “moda sustentável”, associavam logo a “moda feia feita por hippies”.  Mas felizmente, este conceito está mudando, e Monique Maissan fundou a empresaWaste2Wear como parte dessa maravilhosa mudança.

Os tecidos da Waste2Wear foram recentemente apresentados na coleção inverno 2015 de alta-costura que abriu o Mercedes-Benz Fashion Week Amsterdam, A coleção criada pela designer alemã de alta costuraMonique Collignon, tornou-se o primeiro desfile de alta costura do mundo feito com tecidos 100% reciclados de garrafas PET. A designer escolheu os tecidos da linha “The Couture Light collections” da Waste2Wear.

Um simples vestido feito do tecido reciclado da linha Couture Light, retira 30 garrafas PET do ambiente. Não é difícil imaginar o impacto positivo na moda, se toda a coleção for composta por peças de vestuário elegantes que são realmente feitas de plástico reciclado.

A coleção foi muito aplaudida, deixando os fashionistas e os criadores de tendências muito animados com os tecidos que além de serem lindos e fluírem como seda, eram feitos de garrafas de plástico. Demorou algum tempo para desenvolver as tecnologias de reciclagem que pudessem fornecer tecidos sustentáveis ​​que atendessem aos padrões mais requintados da moda.

O resultado, no entanto, valeu a pena e não passou despercebido. Recentemente, a fundadora da Waste2Wear teve seus esforços reconhecidos com um prêmio de prestígio, e esta não é a primeira vez. Este ano, a International Women’s Entrepreneurial Challenge Foundation premiará uma empresa chinesa pela primeira vez na história do prêmio. O prémio distingue as empresárias que operam empresas de forma sustentável. Há um ano, a empresa recebeu o Prêmio do Comité Económico e Social Europeu para a Sustentabilidade.

Tem levado muito tempo para as empresas compreenderem a importância de modelos de negócios que integram impactos sociais e ambientais, ética, direitos humanos e preocupações com os consumidores em suas estratégias e operações centrais, mas estamos realmente à beira de uma era em que seguir práticas sustentáveis vai ser a norma. Bem, uma prática que transforma resíduos prejudiciais ao meio ambiente em tecidos deslumbrantes para alta costura, soa como um novo padrão para a moda sustentável não é mesmo? E agora, qual é sua desculpa para não aderir a moda sustentável?

Monique Collignon cria sofisticados vestidos de alta costura com tecidos feitos de resíduos plásticos. stylo urbano-2MONIQUE_COLLIGNON._SS_HC_16.008Monique Collignon cria sofisticados vestidos de alta costura com tecidos feitos de resíduos plásticos. stylo urbano-3Monique Collignon cria sofisticados vestidos de alta costura com tecidos feitos de resíduos plásticos. stylo urbano-4Monique Collignon cria sofisticados vestidos de alta costura com tecidos feitos de resíduos plásticos. stylo urbano-5Monique Collignon cria sofisticados vestidos de alta costura com tecidos feitos de resíduos plásticos. stylo urbano-6Monique Collignon cria sofisticados vestidos de alta costura com tecidos feitos de resíduos plásticos. stylo urbano-8Monique Collignon cria sofisticados vestidos de alta costura com tecidos feitos de resíduos plásticos. stylo urbano-8Monique Collignon cria sofisticados vestidos de alta costura com tecidos feitos de resíduos plásticos. stylo urbano-10Monique Collignon cria sofisticados vestidos de alta costura com tecidos feitos de resíduos plásticos. stylo urbano-11Monique Collignon cria sofisticados vestidos de alta costura com tecidos feitos de resíduos plásticos. stylo urbano-12Monique Collignon cria sofisticados vestidos de alta costura com tecidos feitos de resíduos plásticos. stylo urbano-13http://www.stylourbano.com.br/monique-collignon-apresenta-colecao-d...

Exibições: 437

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço