Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


Ao contrário do que muita gente pensa, consumidoras da moda plus-size, conhecidas por fatshionistas, não preferem roupas pretas e lisas. Elas vão além, ditam tendências e estão se tornando famosas.

A pesquisa que comprova esse movimento foi feita com base na Netnografia, uma técnica que utiliza as redes sociais, blogs e fóruns de discussão on-line para entender a preferência dos consumidores. “As fatshionistas têm estratégias para convencer marcas a criar os produtos que desejam e também fazem muitas críticas, sejam positivas ou negativas. Se gostam de uma roupa, vão às lojas comprar e compartilham fotos com as peças”, diz a doutora em marketing e pesquisadora de Netnografia na PUC do Chile, Daiane Scaraboto.

AUDIÊNCIA MASSIVA – Um estudo acadêmico recente, feito a partir da técnica, mostra como alguns blogueiros de moda tiveram sucesso na obtenção de audiência massiva. “Eles descobriram que a Internet tornou possível para esses blogueiros acumular capital cultural através de demonstrações públicas de gosto. Uma vez que um blogueiro tenha criado um grande público através de repetidas demonstrações de seu bom gosto, esse público começa a atrair a atenção de todo o sistema de moda, o que inclui designers, fabricantes, varejistas etc. Estes, em seguida, fornecem recursos sociais e econômicos para o blogueiro, aumentando ainda mais seu público”, explica Daiane. É o chamado “efeito megafone”, que já chegou ao Brasil, e tem como resultado o patrocínio de marcas a blogueiros de moda. No ramo, a Melissa é uma das marcas que aplica a Netnografia para estudar suas comunidades online.

Daiane Scaraboto estará em Porto Alegre para ministrar a terceira edição do workshop “Netnografia: Meeting Insights – Pesquisa Etnográfica Digital”, nos dias 21 e 22 de junho, em uma realização da Will Meeting School. O curso combina a base teórica a atividades práticas, em um intensivo com 15 horas de duração. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 3086-0202 ou e-mail contato@willescola.com.br. As vagas são limitadas em 16 participantes para favorecer o aprendizado e a troca de experiências. Mais informações no site www.willescola.com.br.

Exibições: 230

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço