PalmFil é a primeira fibra têxtil e reforços do mundo extraídos de subprodutos da poda de tamareiras, como a folhagem e os talos dos frutos.
O PalmFil cria valor a partir das grandes quantidades de subprodutos subutilizados das 140 milhões de tamareiras (FAO), que de outra forma seriam queimadas em campo aberto!
Ele expande a paleta de fibras naturais e aumenta a biodiversidade das culturas de fibras. Resultando em um suprimento maior, mais sustentável e econômico, o que apóia e incentiva a mudança industrial de volta às fibras naturais.
O PamFil é muito versátil e pode ser processado em muitas formas têxteis, incluindo fibras longas, fibras cortadas, fios / mechas fiadas, esteiras não tecidas, tecidos, fitas unidirecionais, fibras pré-impregnadas, fibras mescladas e finamente moídas.
Rebocar
Picado
Fio
Não tecido
Tecido
Composto
Os recursos e características exclusivos do PalmFil o tornam uma excelente base de material sustentável para um amplo espectro de indústrias. Variando de reforços naturais para compósitos em artigos automotivos e esportivos, reforços de gesso na construção, sacos de aniagem para embalagens, cordas e fios, papéis não-madeireiros e outros produtos de consumo.
O PalmFil é obtido a partir de biorecursos renováveis e não causa desmatamento nem compete com a produção de alimentos. É 100% biodegradável e compostável, e tem a capacidade de se degradar naturalmente em seus constituintes básicos e retornar ao meio ambiente. É uma celulose nativa, ao contrário da celulose regenerada que tem problemas com a recuperação de solvente. PalmFil é neutro em dióxido de carbono e preserva as culturas agrícolas locais e o patrimônio técnico
A tamareira é o principal elemento da flora na região MENA, com populações muito altas na Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Egito e Argélia. Sua população global estimada é de 140 mil palmeiras, gerando 4,8 milhões de toneladas / ano de subprodutos da poda. A disponibilidade estimada de fibras desses subprodutos é de 1,3 milhão de toneladas / ano, ocupando o terceiro lugar depois do algodão e da juta. A poda de palmeiras é realizada durante todo o ano, portanto, o fornecimento consistente, sem problemas de sazonalidade
O palmito é obtido a partir de subprodutos da palma e não requer investimento extra em água, fertilizante, pesticida ou terra. Esses subprodutos são muitas vezes considerados resíduos agrícolas, com preço zero no campo. A valorização desses subprodutos pode proporcionar fonte extra de renda aos dendezeiros, podendo gerar milhares de empregos decentes. Além disso, criando toda a cadeia de valor dentro das comunidades rurais.
A resistência à tração específica do PalmFil é 5 vezes maior do que a do aço estrutural e igual àquelas do linho, cânhamo e sisal. Seu amortecimento de vibrações e isolamento acústico são superiores aos do vidro e carbono e com isolamento térmico superior ao carbono. O PalmFil possui pureza de celulose de até 70% e estabilidade térmica de até 226 ° C.
PalmFil é 50% mais leve que a fibra de vidro e 8% mais leve que o linho e o cânhamo. É seguro para a saúde no trabalho e não requer equipamento de proteção individual especial durante o manuseio. Ele também não corrói peças de máquinas e ferramentas de produção.
O PalmFil possui fibrilas laterais salientes que criam bloqueios mecânicos em uma matriz composta. Pode ser facilmente misturado com outras fibras longas, como linho, sisal e abacate, ou pode ser picado e misturado com cânhamo, kenaf e juta. PalmFIl é compatível com as tecnologias existentes de fiação e tecelagem de fibras vegetais duras.
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por