Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XV

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XV

Novo museu de moda do Rio terá vestido de Lady Di e modelito da primeira miss Brasil.

Mais de 4.000 roupas de estilistas consagrados, como Dener Pamplona, Hubert de Givenchy, Cristóbal Balenciaga, Markito e Zuzu Angel, vão compor o acervo do primeiro museu dedicado à moda nacional e internacional do Brasil, no Rio de Janeiro.

A Casa Zuzu Angel de Memória da Moda do Brasil surge da parceria entre o Instituto Zuzu Angel e o governo do Estado do Rio e vai abrigar exposições, cursos e um centro de conservação e restauração de vestuário. As peças que integram o acervo foram reunidas ao longo de quase 20 anos por Hildegard Angel, filha da estilista que dá nome ao espaço.

O espaço deve ser inaugurado

com uma exposição ainda sem tema definido, numa casa de arquitetura manuelina, no bairro da Tijuca.

“Levantei tudo com dinheiro próprio. Embora o Estado tenha entrado no projeto, nenhum valor foi combinado ainda”, diz Hildegard. “Não tínhamos um museu de moda porque até então ela era vista como algo frívolo. Só no ano passado, a moda foi reconhecida como cultura.”

Ao acervo reunido por Hildegard Angel deverão se juntar acessórios e roupas do período imperial brasileiro. As peças históricas às quais Serafina teve acesso com exclusividade e que ilustram esta matéria foram doadas por personalidades, como a socialite Carmen Mayrink Veiga, e por famílias tradicionais como Assis Chateaubriand, Moreira Salles, Monteiro de Carvalho e Trussardi Severiano Ribeiro.

Chama a atenção, por exemplo, o caftã que Jean-Charles de Castelbajac criou em protesto pela morte do ativista ambiental Chico Mendes, nos anos 1980, e o vestido pastoral, todo de rendas brasileiras, que Zuzu Angel criou antes de se engajar na procura pelos desaparecidos políticos do Brasil durante a ditadura militar, após o desaparecimento do filho, Stuart, nos anos 1970.

A Casa Zuzu Angel é a primeira etapa de um projeto maior que deverá lançar o museu da moda do Estado do Rio, ainda em fase de projeto. Outros dois prédios deverão ser inaugurados nos próximos anos, no bairro de São Cristóvão, para formar o primeiro complexo museológico de moda do Brasil.

365635-970x600-1365213-400x600-1

http://sindivestuario.org.br/2014/02/novo-museu-de-moda-do-rio-tera...

Exibições: 616

Responder esta

Respostas a este tópico

Oba! Até que enfim...

Responder à discussão

RSS

© 2022   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço