Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O Império Inditex: Como a Zara Pensa, Cose, Vende, Veste

Uma rede de 6 mil lojas orientada para o cliente. O grupo espanhol é a maior empresa do mundo do sector têxtil. Fomos espreitar este império

A fábrica de Arteixo
A fábrica de Arteixo

Sandálias e roupa interior Oysho.T-shirt Zara. Colar Zara. Carteira Uterque. A enumeração podia ser um exercício para me lembrar do que levava vestido no dia em que visitei a sede da Inditex em Arteixo, na Corunha. Mas não. É uma conclusão de que 80% da roupa que eu vestia é de marcas de Amancio Ortega, fundador do maior grupo têxtil do mundo. 

Não é difícil: a Inditex foi criada em 1975, ano da abertura da primeira loja Zara, mas o portfólio do grupo inclui ainda as marcas Pull & Bear, Massimo Dutti, Uterque, Oysho, Zara Home, Bershka e Stradivarius. Não surpreende a predominância de roupas do grupo no armário de uma portuguesa: das quase 6 mil lojas em todo o mundo, a Inditex tem 344 em Portugal, o que torna o país o segundo maior mercado em número de pontos de venda, logo a seguir a Espanha. "Cada uma das empresas é pequena quando considerada isoladamente dentro da Inditex - a Zara representa mais de 60% da faturação do grupo -, mas, se vemos uma a uma, encontramos uma grande empresa no sector de distribuição de moda e uma marca que está em mais de 50 países e tem números de lojas também muito importantes", explica Raúl Estradera, do departamento de comunicação externa da Inditex e guia na visita ao quartel-general da empresa.

As oito marcas do universo Inditex são reflexo do multiformato, uma das apostas do grupo: se há dez anos, quando o grupo pensava entrar na bolsa espanhola, a questão gerava muitas dúvidas - os analistas questionavam a necessidade de a Inditex apostar energia e recursos noutros formatos, quando tinha na Zara um modelo bem-sucedido, que ia colocar à prova criando marcas que seriam suas concorrentes -, a equipa de Amancio Ortega sempre soube que a diversidade de formatos aumentaria as possibilidades de crescimento. Várias marcas permitem uma maior aproximação a segmentos de mercado de forma muito mais efetiva e aumentam o alcance na abertura de lojas em novos mercados: num centro comercial, a Inditex abre, de uma vez só, seis ou sete lojas diferentes, aumentando a capacidade de negociação de preços.

A Zara mudou a moda: em vez de os designers adivinharem o que o cliente vai querer, é este que escolhe o que será vendido

Fonte:|http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO056294.html

Exibições: 402

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço