Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Especialistas respondem dúvidas dos estudantes

Junto ao formulário de respostas da pesquisa sobre o mercado de moda no Brasil, os estudantes tiveram espaço para registrar dúvidas. Selecionamos algumas delas, trazendo as respostas de profissionais da área:

Criatividade

O mercado de moda brasileiro, apesar do crescimento e certo reconhecimento internacional, tende a ser sufocado por Índia e China? Como evitar?
Marcela Vilar Takemoto – SP

"O Brasil sofre, mas não pode sofrer sempre. A solução é sempre inovar. Sempre lançar algo novo, novas criações. Quem conseguir evitar a copia com seguidos novos lançamentos, vai conseguir competir com um mercado que tende a ser genérico. As empresas brasileiras precisam ser mais rápidas. O nosso mercado sobreviverá dependendo do seu poder de criação."
Maria Paula Machia, gerente de marketing da Cipatex


Qual o caminho que um estudante deve seguir para ser um designer de sucesso?
Ivana Armentano Rangel - BA
 
"Somos jovens de academia de moda. Ainda existe uma tensão inicial. Parece que precisa sair da graduação sendo o novo Alexandre Herchcovitch. Isso não existe. É preciso lidar com aptidões. Você mexe com pesquisa, ou com tecido e deve manter o que sabe. Deve se especializar nisso. Acho que ninguém está pronto. Quem sai de uma faculdade deveria passar um período sabático, catando alfinete em ateliê, fazendo ficha técnica. E só quando estiver pronto, vivenciado, aí sim lançar um projeto. Mas as pessoas precisam descobrir as suas aptidões. Antes de mais nada, você precisa fazer aquilo que gosta."
Walter Rodrigues, estilista

 
Porque as faculdades passam criatividade, se o que as empresas esperam é produção?
Claudia Quadro - SC
 
Nos dias atuais não vejo que estes dois fatores possam andar separados. A velocidade do mundo atual e a riqueza de informações disponível através dos veículos e instituições permite que todos tenhamos conhecimentos, mas a criatividade é algo que precisamos saber desenvolver. Inovar e produzir através do conhecimento adquirido é criar um mundo de oportunidades.
Wilson Silveira, diretor-executivo Grupo UseFashion

RH

Como se destacar em uma entrevista?
Mariane Cristine Brandão Tomaz – SP
 
"Evitar pessoalizar na hora da entrevista, ou seja, não mostrar muita intimidade no caso do candidato. Esse momento é fundamental, então a apresentação deve ser clara, objetiva e o mais profissional possível. Os candidatos estão nesse momento com o intuito de conseguir um emprego, e acabam, muitas vezes, se mostrando de uma forma distorcida e isso acaba gerando contratações inadequadas para ambos os lados. O certo é ter controle no que vai ser dito, pois muitas vezes os candidatos estão nos extremos, ou se dizem muito bons ou não falam nada."
Fernando Elias José, psicólogo e consultor comportamental em empresas

 
Um estudante que está próximo de terminar a faculdade e aceita um estágio não-remunerado, pode ficar desvalorizado na profissão?
Bárbara Galvão Nóbrega - CE
 
"Não, pois o mercado está em expansão, dessa maneira é importante se qualificar cada vez mais e uma forma eficaz disso é estar não somente com a teoria, mas também com a prática. É indicado principalmente em profissões que exigem muito do conhecimento prático na hora da contratação, então a área de atuação que você quer deve guiar sua decisão."
Fernando Elias José, psicólogo e consultor comportamental em empresas

Comunicação

Como é a rotina de quem trabalha com marketing de moda?
Sabrina Maria Padilha - RS
 
"Quem trabalha com marketing tem que ser uma pessoa muito inquieta e curiosa. O tempo todo precisa estar atrás de informação. Precisa ser plugada, antenada. E o principal: tem que gostar muito daquilo que faz. Pois, na verdade, não há uma rotina. Precisa estar o tempo todo pensando coisas novas, repensando o antigo. É um empreendedor nato, precisa ter uma aptidão. Tem que ler a entrelinha. Muita pesquisa, de comportamento, de pessoas. O mundo. Também é muito ligado a eventos. Tem que ter bases em antropologia. Há muitas viagens, precisa conhecer profundamente o mercado em que trabalha. Ter alinhamento muito grande com equipes comerciais, clientes, precisa estar em contato com as pessoas".
Maria Paula Machia, gerente de marketing Cipatex

 
Como iniciar na área de jornalismo de moda?
Mariane Cristine Brandão Tomaz - SP
 
"Apesar da obrigatoriedade pelo diploma de Jornalismo ter caído, a formação nesta graduação ainda é o ponto inicial para trabalhar com jornalismo de moda. A grande maioria das empresas de comunicação levam em conta este pré-requisito, se mantendo de acordo com o Sindicato dos Jornalistas. Na faculdade, se aprende técnicas como a construção de uma pauta, entrevista, checagem, tipos de texto... Também se é instigado a escrever criativamente para qualquer que seja o segmento. O desdobramento de trabalhar com moda, política, economia, cultura ou tantas outras editorias vem na sequência. Aí é correr atrás de ler sobre história da moda, estilistas, criação, inspiração, matérias-primas... aprender terminologias, visitar empresas (há muito trabalho e pessoas atrás da passarela), praticar, praticar e praticar. Se aparecer oportunidade de fazer extensões ou pós em moda, ótimo. Então será hora de buscar estágios, com possibilidades de veículos, mas hoje também muito aberto ao "faça você mesmo" dos blogs pessoais, assessoria dentro de empresas, redes sociais, revistas e blogs para marcas."
Aline Ebert, editora-chefe Grupo UseFashion

Exibições: 323

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço