Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O Novo rumo da Moda seria a formação da identidade dos indivíduos e a criação de estilos próprios?!

Alguns consumidores com mais personalidade para desafiar o que é imposto pela Moda poderiam ser chamados de consumidores autorais?
O consumidor autoral é aquele que interfere diretamente nas composições dos trajes e está cada vez mais informado e menos suscetível às tendências de Moda. 
Por que a Moda está tão democrática? Seria porque tudo está na Moda ou porque estamos prestes a finalmente presenciar uma Moda Revolucionária e não Evolucionária?!
Será que o Estilo Pessoal veio para mostrar que as Tendências de Moda estão para deixar de ser a real tendência?
A roupa só teve como única característica o vestir na época dos homens da caverna, que tinham a necessidade de cobrir sua intimidade. Ao longo do tempo, a roupa veio mostrando que sua função menos importante era essa. A sociedade passou a ver nas roupas uma forma de distinção social e pessoal. A roupa mostrou ter diversas funções como proteção, pudor, encobrimento, impudor, atração, comunicação, expressão individual, importância social, importância econômica, símbolo político, condição religiosa, lazer.
Porém, as roupas sempre tiveram caráter dúplice e diametralmente opostos, ou seja, a busca pela individualidade e a necessidade de integração social.
Como sou capaz de me definir como indivíduo se preciso me vestir como os outros para me sentir inserida socialmente?!
Foi no final da Idade Média e princípio do Renascimento, que a Moda surgiu como é hoje, com a noção de indivíduo e de sociedade através da tradição.
Com isso, a Moda passou a ser confundida com um princípio de leitura social e moral. 
A Moda, hoje, dificilmente, poderá ser associada apenas à inserção de classe social. Ela passou a ser uma Moda de Consumo. Não é só fazer parte da sociedade que eu gostaria de estar inserida, é também poder consumir como ela consome, ou seja, de maneira desenfreada.
A Moda de Consumo é mais complexa do que a Moda de Classe, pois deve satisfazer os desejos de um consumidor altamente globalizado que busca definir sua identidade pessoal em meio a tanta informação.
Será que somos apenas Vítimas da Moda?!
Vamos refletir.

Exibições: 200

Responder esta

Respostas a este tópico

É VERDADE.

COMO ESTILISTA TENHO PRESENCIADO UMA GRANDE MUDANÇA NA MODA COMO VISTO ANTES.

HJ. NÃO EXISTE MODA PROPRIAMENTE DITO.

ACHO QUE FICOU MAIS DIFICIL,E AO MESMO TEMPO MAIS FÁCIL FAZER UMA COLEÇÃO.

VAMOS ABRIR A CABEÇA,E TRABALHAR COM A NOVA REALIDADE.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço