Poucos estilistas na História da Moda podem criar um fato mais elegante do que a Dolce & Gabbana, que num sábado ensolarado em Milão deu uma lição impressionante de estilo com uma exibição brilhante de alfaiataria.
Dolce & Gabbana - Primavera/Verão 2024 - Menswear - Itália - Milão - © ImaxTree
Nomeada "Stile" (estilo em italiano), a coleção foi um retorno à alta sofisticação, com cortes ousados e construção inovadora.
Feita quase inteiramente a preto e branco, com toques de cinza e tabaco, esta foi a mais recente declaração de intenções da dupla de designers. Foi também a sentença de morte do streetwear como alta costura. Uma foto panorâmica da primeira fila revelaria que estampas exageradas, fatos de treino descontraídos e T-shirts desportivas ativas agora são completamente evitadas por jornalistas, influencers, estilistas e celebridades amantes da moda.
Antes do desfile, a marca enviou uma nota prévia em forma de look-book com uma seleção de closes a preto e branco e uma frase. "Estilo (substantivo): modo de vestir e de se comportar de uma pessoa que possui elegância, requinte e serenidade", dizia o texto, oferecendo uma definição do termo no dicionário italiano, o que Domenico Dolce e Stefano Gabbana mais do que cumpriram.
Começando inteiramente em preto, com poéticas camisas de popeline esvoaçantes, calças perfeitamente plissadas, chiffon e tops de chiffon e kurtas, inventando roupas inteiramente novas. Um smoking trespassado cortado nas laterais e nos ombros, exceto por uma faixa de tecido na parte inferior das costas. Ou elegantes blusões Spencer de lã fina crua, sem mangas e combinadas com calças esvoaçantes.
Seguiram-se os brilhantes casacos de crepe de agente funerário; fatos de roqueiro gangster com flores de tecido a desabrocharem das lapelas e sedutores vestidos de noiva brancos de estrelas de cinema. Para festas, sensacionais fatos risca de giz em tons de tabaco ou cinza aço.
Dolce & Gabbana - Primavera/Verão 2024 - Menswear - Itália - Milão - © ImaxTree
Injetando um elemento de fantasia, a dupla aplicou jade e pedras preciosas em camisas de riscas, ou camélias de tecido preto em djellabas de chiffon na altura do tornozelo. Os mais velhos irreverentes em camisas de renda e batas marcaram a diferença. Houve também algum apelo sexual, com vários looks de cuecas a combinar com novas botas de boxe e meias de couro.
Durante anos, os jornalistas do sexo masculino lamentaram que a Max Mara, fabricante de belos casacos femininos, nunca tivesse desenvolvido uma coleção de moda masculina. Bem, acontece que Domenico e Stefano posicionaram-se à frente com uma série de casacos de dupla face magistrais ou casacos citadinos em cetim acolchoado em tonalidades caramelo, preto, antracite ou branco Aran. Embora o casaco seja elevado a outro nível com mangas de pele de carneiro e formas de casulo ou casacos ondulantes de tecido branco de pára-quedas, todos os looks são de homens roqueiros.
Tudo impulsionado por uma banda sonora techno brilhante, “The Answer” do artista nova-iorquino Anyma, de ascendência italiana, que soava como uma estrela de batalha galáctica a preparar-se para atacar um planeta distante. Complementado por um elenco de jovens sedutores liderados pelo supermodelo e ator espanhol Jon Kortajarena, natural do País Basco, ostentando uma nova mecha de cabelo loiro.
E depois de um final massivo, Domenico e Stefano cumprimentaram juntos os convidados, vestidos, é claro, com calças plissadas e T-shirts pretas.
E o preto volta a triunfar!
POR
Godfrey Deeny
https://pt.fashionnetwork.com/news/O-preto-esta-de-volta-com-dolce-...