Aquele floral pequeninho e romântico tem nome: é a estampa Liberty. Criada na Inglaterra nos anos 20, essa padronagem virou um clássico da moda e tem uma história super interessante. Confira:
Miudinha e delicada, a estampa “Liberty” ficou conhecida assim pela marca Liberty of London. Em 1920, a empresa começou a produzir tecidos florais em miniatura, paisley e pinturas abstratas que até hoje são reconhecidas como estampas liberty. De todas elas, é claro, destaca-se o amado floralzinho.
A grife Liberty nasceu na década de 1875, primeiramente chamada de East India House, pelas mãos de Arthur Lasenby Liberty. Os tecidos orientais que ela vendia ficaram tão famosos que Arthur começou a importar seda, cashmere e algodão sem tingimento, para estampá-los à mão na Inglaterra.
O interessante é que, quando começou a fazer roupas, o foco da grife não eram as modinhas da época, mas inspirações em vestuários históricos adaptados pra aquele momento – ou seja, tudo já nasceu com um toque vintage!
Paul Poiret já criou pra marca (pós-auge, no começo dos anos 30) e vários outros usaram os seus tecidos, de Cacharel a Mary Quant. Hoje, a Liberty continua existindo, inspirando outras marcas, como Nike e Topshop, inclusive, muitas marcas brasileiras também usaram e usam essa inspiração.
Em primeiro lugar, vale dizer que ela é um dos florais mais democráticos do mundo.
Pela sua proporção e romantismo, essa estampa favorece todos os tipos de corpos e possui uma história muito interessante. Volta e meia ressurge na moda, trazendo uma pegada vintage e meio boho para as produções.
Os tradicionais florais miudinhos que são destaque na moda novamente
Reconhecida como uma das melhores lojas de departamento do Reino Unido, a Liberty of London oferece uma gama variada de produtos. No entanto, seu principal chamariz são os tecidos e as estampas que já fazem parte da história da moda e da decoração.
Loja Liberty of London
Nascido em Chesham, Buckinghamshire no ano de 1843, o comerciante Arthur Liberty resolveu abrir sua loja após trabalhar anos como encarregado do depósito oriental da loja Farmer e Roger.
Em 1974, ele conseguiu um empréstimo com o sogro e abriu sua primeira loja, para vender o que conhecia de melhor: sedas e artigos domésticos vindos do Extremo Oriente. No início, a loja chamava-se “East India House”
Cacharel 1970
Depois de alguns anos, a East India House cresceu e a demanda por seus tecidos maravilhosos ficou mais forte. Foi a partir daí que Liberty passou a importar os tecidos lisos, sem tingimentos, para serem impressos na Inglaterra com padronagens exclusivas, de inspiração oriental.
Nesse ponto, a loja começou a vender seus tecidos como “made in England” e assumiu-se como a Liberty of London!
Pioneiro em parcerias, Arthur Liberty convidava seus clientes mais famosos para colaborar na criação de novas estampas. Foi assim que a marca deslanchou como a meca do luxo na época e atraiu nomes como Oscar Wilde e William Morris para a sua loja.
Hoje em dia, a Liberty of London é tão importante que virou até sin... Já são 149 anos de história e o sucesso só aumenta.
Elle 1975
Veja também: Estampas Verão 2020 – As 4 tendências mais bombadas
Como sempre acontece com os grandes clássico da moda, essa estampa vai e volta no pódio das tendências. Hoje, com cada vez mais estilistas de olho no estilo dos anos 1970, o floral liberty é uma grande aposta.
Como anteriormente, o estilo boho com pegada hippie está em alta. Assim, nada mais criativo do que usar e abusar de um dos grandes clássicos da década original, não é mesmo?
Verão 2020 por Patternbank
https://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/estampa-liberty-his...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Desabafo sentimental: Perdoem-me.
Que saudades, de minhas mesas produzindo florais LIberty.
Como ficava bonita a estamparia.
Infelizmente, não encontrei uma foto boa de Liberty.
Assim posto outro floral.
Uma dúvida, no texto acima é comentado sobre Arthur L. Liberty, " Em 1974, ele conseguiu um empréstimo com o sogro e abriu sua primeira loja", sendo que ele faleceu em 1917 !!
A grife Liberty nasceu na década de 1875, primeiramente chamada de East India House, pelas mãos de Arthur Lasenby Liberty. Os tecidos orientais que ela vendia ficaram tão famosos que Arthur começou a importar seda, cashmere e algodão sem tingimento, para estampá-los à mão na Inglaterra.
Anna disse:
Uma dúvida, no texto acima é comentado sobre Arthur L. Liberty, " Em 1974, ele conseguiu um empréstimo com o sogro e abriu sua primeira loja", sendo que ele faleceu em 1917 !!
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por