A sustentabilidade chegou ao mundo da moda e vem conquistando espaço entre empresários e consumidores. Prova disto é que, atualmente, a moda sustentável deixou de ser produzida somente por pequenas marcas desconhecidas e tem ganhado a atenção das principais grifes do planeta. Mas, afinal, o que é moda sustentável?
De acordo com a consultora de moda Bida Thomazini, para ser sustentável a moda tem que alinhar os impactos socioambientais aos aspectos econômicos da sua indústria. “É preciso aplicar os Rs da sustentabilidade em toda sua cadeia produtiva, ou seja, rastrear o
fornecimento de toda cadeia produtiva, investir em pesquisa de novos materiais, possuir um trabalho de excelência na sua linha de produção e tornar viável a comercialização dos seus produtos”, explica.
Atualmente, a maior referência em exemplos de prática e crescimento comercial de produtos de moda sustentável são os mercados europeu e americano. “Ao longo da última década, europeus e norte-americanos conseguiram criar um modelo de desenvolvimento sustentável sólido. Para isso, desenvolveram diversas parcerias com universidades, designers, especialistas, pesquisadores e toda a indústria têxtil local”, completa.
OS 5 LEMAS DA SUSTENTABILIDADE NA MODA:
1. CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO E EMPREGO
2. DIVERSIDADE CULTURAL
3. DURABILIDADE DO PRODUTO FINAL
4. APROVEITAMENTO RACIONAL DE MATÉRIA PRIMA
5. USO DE MATERIAIS SAUDÁVEIS
*Bida Thomazini é editora do portal Casa Tear Magazine, que aborda o tema sustentabilidade em diversos universos, como o da moda, beleza e comportamento.
Foto: reprodução
Tags:
Na boa, o Brasil tá longe de fazer moda sustentável.
Sobram rarissimas empresas que passem do filtro numero um.
Que o diga as costureiras e artesãs do setor.
Tudo no gogó é muito lindo, pratica, é outra coisa, totalmente diferente.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por