Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

As cores têm um papel tão importante nas nossas vidas, que nós as usamos para descrever nossos sentimentos e ações.

Shutterstock significado vermelho lanternas

Você já se sentiu azul de fome, verde de inveja, roxo de raiva, ou viu o mundo rosa por estar apaixonado? Já dissipou uma nuvem negra quando finalmente teve uma oportunidade de ouro?

Em todo o mundo, a maneira com que as diferentes culturas vêem e descrevem as cores varia de forma dramática. Por exemplo, o povo Basa da Libéria possui apenas duas palavras para classificar as cores (ziza para vermelho/laranja/amarelo e hui para verde/azul/roxo), enquanto que os Inuítes são mencionados por terem 17 palavras diferentes só para descrever a cor branca (que se modifica de acordo com o clima e as condições diferentes de neve).

Em parceria com a Shutterstock, trazemos hoje para o FTC, O Espectro do Simbolismo, um olhar um pouco aprofundado sobre o que as diferentes cores significam ao redor do mundo, ilustrado por belíssimas imagens. Confira:

AZUL

follow-the-colours-shutterstock-significado-cores-azul-deuses-indianos

follow-the-colours-shutterstock-significado-cores-caixa-correio-azul

Em geral, o azul é considerado como a escolha mais segura de cor em todo o mundo, já que ela possui muitas associações positivas. Na América do Norte e Europa, o azul representa confiança, segurança, e autoridade, e é considerada uma cor que acalma e traz paz. Porém, ela também pode representar depressão, solidão, e tristeza (daí vem a expressão em inglês, “to have the blues” ou “feeling blue”). E você sabia que ninguém enxergava a cor azul até os tempos modernos? Não da maneira que vemos hoje.

follow-the-colours-shutterstock-significado-cores-azul=mar

Em alguns países, o azul simboliza cura e o afastamento do mal. Amuletos em formato de olhos azuis, que alguns acreditam afastar o mal olhado, são visões comuns na Turquia, Grécia, Irã, Afeganistão, e Albânia. Nas culturas orientais, o azul simboliza imortalidade, enquanto que na Ucrânia, o mesmo denota boa saúde. No hinduísmo, o azul é associado fortemente com Krishna, que encarna o amor e alegria divinos. (Veja 50 curiosidades sobre o azul aqui.)

VERDE

Shutterstock significado verde campo

Shutterstock significado verde mulher dançando

Nas culturas ocidentais o verde representa sorte, a natureza, frescor, primavera, consciência ecológica, riqueza, inexperiência e ciúme (o monstro de olhos verdes). E claro, verde é a cor emblemática da Irlanda, que recebeu seu apelido de “Ilha Esmeralda” por conta de suas lindas paisagens verdes.

Shutterstock significado verde copo

Na Indonésia, o verde foi tradicionalmente proibido, enquanto que no México é a cor nacional que significa a independência. No oriente médio, o verde representa fertilidade, sorte e riqueza, e é considerada a cor tradicional do Islã. Em culturas orientais o verde simboliza juventude, fertilidade, e vida nova, mas também pode significar infidelidade. Na verdade, na China, chapéus verdes para homens são tabu porque eles significam que suas esposas cometeram adultério!

Shutterstock significado verde portas

VERMELHO

Shutterstock significado matrioska vermelho

Shutterstock significado moscou vermelho

O vermelho simboliza animação, energia, paixão, ação, amor, e perigo nas culturas ocidentais. Ele é também associado com comunismo e revolução em países como a Rússia. Nas culturas asiáticas, o vermelho é uma cor muito importante – ela traz boa sorte, alegria, prosperidade, celebração, felicidade, e vida longa.

Como é uma cor tão cheia de superstições, as noivas chinesas muitas vezes se vestem de vermelho no dia de seus casamentos, e envelopes vermelhos com dinheiro são oferecidos durante datas comemorativas e ocasiões especiais.

Shutterstock significado vermelho índia

Na Índia, o vermelho é associado com pureza, sensualidade, e espiritualidade. Por outro lado, em alguns países da África associa-se vermelho com a morte, e na Nigéria, a cor representa agressão e vitalidade. O vermelho é ainda considerado como um amuleto de sorte no Egito, e simboliza boa sorte e coragem no Irã. (Veja 50 curiosidades sobre o vermelho aqui.)

Shutterstock significado vermelho índia

AMARELO

Shutterstock significado amarelo bonde

Shutterstock significado amarelo flores

Na cultura ocidental, o amarelo é associado com felicidade, jovialidade, otimismo, calor (sendo a cor da luz do sol), alegria, e esperança, assim como com cuidado e covardia. Na Alemanha, o amarelo representa inveja, mas no Egito significa felicidade e boa sorte, além de ser a cor associada ao luto. (Veja 50 curiosidades sobre o amarelo aqui.)

Shutterstock significado amarelo

LARANJA 

Shutterstock significado laranja monges

Shutterstock significado laranja folhas secas

O laranja representa o outono, colheita, calor, e visibilidade nas culturas ocidentais. No hinduísmo, açafrão (um tom de laranja claro) é considerado próspero e sagrado. Na Holanda, laranja é a cor da família real, enquanto a mesma cor representa sexualidade e fertilidade na Colômbia.

Em culturas orientais, laranja simboliza amor, felicidade, humildade, e boa saúde. É comum que as roupas dos monges budistas sejam de cor laranja, já que ela significa coragem, espírito de sacrifício e transformação, além de ser a cor do budismo.

 Shutterstock significado laranja china

Shutterstock significado laranja balões

ROXO

Shutterstock significado roxo Chapelle Paris

Shutterstock significado roxo medalha

Roxo é muitas vezes associado com realeza, riqueza, espiritualidade, e nobreza em todo o mundo. Historicamente no Japão, apenas os monges budistas da mais alta hierarquia vestiam roupas roxas. O roxo é também associado com piedade e fé, e no catolicismo, com penitência.

Porém, no Brasil e na Tailândia, o roxo é uma cor de luto. É também a cor da honra – o Coração Roxo é a condecoração militar mais antiga ainda oferecida para membros do exército americano.

Shutterstock significado cores roxo céu

BRANCO

Shutterstock significado cisne branco

Na cultura ocidental, o branco simboliza pureza, elegância, paz, e limpeza; noivas tradicionalmente vestem branco em seus casamentos. Mas na China, Coréia, e alguns outros países da Ásia, o branco representa a morte, luto, e má sorte, e é tradicionalmente usado em funerais.

No Peru, o branco é associado com anjos, boa saúde, e tempo.

Shutterstock significado vestido noiva branco

PRETO

Shutterstock significado gato preto

Em muitas culturas, preto simboliza sofisticação e formalidade, mas também representa morte, o mal, luto, mágica, ferocidade, doença, má sorte, e mistério. No Oriente Médio, preto representa tanto renascimento quanto luto.

Na África, ele simboliza idade, maturidade, e masculinidade.

Shutterstock significado preto

À medida em que as coisas tornam-se mais globais, é importante entender os significados das cores em diferentes culturas. Se você gosta do assunto, fique de olho no nosso projeto Gotas de Cor. Para se inspirar, explore imagens internacionais cheias de cor na mesa de luz Colors Around the World.

*Em parceria com o FTC, este conteúdo é um oferecimento da Shutterstock. 

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

http://followthecolours.com.br/gotas-de-cor/o-significado-das-cores...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 2295

Responder esta

Respostas a este tópico

Parabéns, excelente texto.

   Na cultura ocidental, o branco simboliza pureza, elegância, paz, e limpeza; noivas tradicionalmente vestem branco em seus casamentos. Mas na China, Coréia, e alguns outros países da Ásia, o branco representa a morte, luto, e má sorte, e é tradicionalmente usado em funerais.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço