Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

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Onde as roupas vão? Colonialismo moderno disfarçado de doação

Doação roupa Fotografias de Banco de Imagens, Imagens Livres de Direitos Autorais Doação roupa | Depositphotos®

150 bilhões de itens de vestuário. É, de fato, muito. E também é a quantidade média produzida no mundo todo anualmente. Ao mesmo tempo, usamos nossas roupas 36% há menos de 15 anos. Nesse ritmo, em meio à hiperprodução e hiperconsumo, ficamos com o descarte e a poluição. É um sistema de  colonialismo insistente do Norte Global, mascarando seu tratamento do Sul Global como 'doações', usando-os como se fossem algum tipo de aterro sanitário.

Os países africanos recebem grandes quantidades de itens de vestuário de países europeus e dos EUA em um sistema de doação; são gigantescos mercados locais onde essas roupas são vendidas pelos preços mais baixos possíveis. Essas roupas têm uma história de vida interessante: geralmente, eles têm seus tecidos produzidos na África Oriental, depois vão para a Índia ou Bangladesh, onde são costurados por mulheres e transformados em peças de vestuário. Depois, eles são exportados pelos preços mais baixos para os países europeus; 80% das roupas produzidas em Bangladesh vão para lá, segundo a OIT. 

Depois de uma breve temporada no guarda-roupa de uma fashionista, muitas dessas roupas são doadas. Para onde eles vão? Seu local de nascimento. 70% de todas as roupas doadas na Europa acabam voltando para a África, segundo a Oxfam.

Não seremos mais seu lixão.

Conversamos com Hadeel Osman , diretor de criação e coordenador nacional do Fashion Revolution Sudan , sobre como essa dinâmica evolui nos países da África Oriental e quais são as implicações no mercado e na população local.

Barbara: Como funciona o mercado de roupas de segunda mão no Sudão e em países próximos?

Hadeel:No Sudão e em toda a África Oriental, as roupas de segunda mão ocupam a maior parte do mercado de roupas e, em muitos casos, são a principal fonte de roupas para os cidadãos. Existem vários níveis de mercados de segunda mão; mercados de rua, boutiques e revendedores de mídia social. Os mercados de rua são normalmente a escolha mais acessível e acessível entre os três, pois dependem de comerciantes independentes que selecionam e transportam as roupas de segunda mão que são importadas principalmente de países ocidentais, em contêineres que contêm centenas de milhares de toneladas. As butiques dependem principalmente da seleção de itens exclusivos, vintage e de marca e geralmente são administrados por comerciantes preocupados com a moda que perderam o espaço em suas bancas de mercado ou se reposicionaram para atingir uma classe diferente de cidadãos, muitas vezes aumentando os preços para parecer mais exclusivos. Os revendedores da Internet dependem de plataformas de mídia social gratuitas para atingir seu público, como uma forma muito mais fácil de e-commerce e muitas vezes cobram pela entrega. Este método pode ser separado dos outros métodos de venda de segunda mão ou é adotado por todos. No Sudão, o ponto de venda mais comum e principal de roupas de segunda mão são as feiras livres, com várias tentativas aqui e ali.

Bárbara: Como e de onde chegam essas roupas? 

Hadeel:Essas roupas normalmente vêm dos EUA e da Europa, com uma quantidade decente da Península Arábica e da Ásia. As roupas que as pessoas no Ocidente doam para suas instituições de caridade locais e internacionais, bem como para brechós, acabam sendo divididas em duas pilhas diferentes. Um é guardado para venda local e a grande maioria é embalado em fardos e embalados em contentores que são enviados para a maioria dos países africanos com entrada pelos portos marítimos. Outras fontes dessas roupas são de empresas e comerciantes que enviam seu estoque em excesso ou rejeitam roupas que não podem ser vendidas devido a defeitos de design. Em alguns casos no Sudão, essas roupas costumavam chegar por meio de instituições de caridade e igrejas que costumavam trazer essas roupas para os cidadãos que viviam em campos em áreas devastadas pela guerra, que eram então contrabandeadas por comerciantes para mercados em várias cidades.

Bárbara: Você percebe que o mercado de roupas de segunda mão afeta a economia local no Sudão?

Hadeel: No momento, é difícil dizer com precisão, pois temos informações limitadas disponíveis para nós sobre os mercados de segunda mão no Sudão, juntamente com a indústria de manufatura têxtil local. Além disso, a atual situação econômica no Sudão está em declínio constante há muitos anos. Obviamente, isso abre espaço para nós, no Fashion Revolution Sudan, pesquisarmos e descobrirmos informações factuais sobre isso para ver como podemos contribuir para elevar a indústria da moda em sua totalidade. No entanto, como alguém que vive no país e está ciente do mercado de roupas de segunda mão e do crescente cenário da moda contemporânea, certamente há um efeito nisso, porque as pessoas são mais propensas a comprar roupas mais baratas e facilmente acessíveis do que roupas mais caras ou feitas sob medida. marcas locais.

Bárbara: Você acredita que esse problema pode ser resolvido? Seja pela diminuição do volume de produção de roupas, seja pela subversão da visão abusiva dos Estados Unidos e da Europa sobre os países africanos e asiáticos?

Hadeel:Definitivamente, isso pode ser resolvido, mas levará algum tempo. Todo o ciclo da moda global tem que ser revisado e mudado desde a primeira etapa, para que possamos ver uma mudança real e uma redução do despejo de roupas na África e na Ásia. Muitos governos na África Oriental têm imposto proibições na América e na Europa para reduzir ou parar completamente a importação de roupas de segunda mão. Isso coloca as nações africanas em uma posição de poder, que a supremacia branca e a colonização bloquearam com sucesso por muitas décadas. Esses mesmos governos reconhecem como é vital apoiar e até empoderar a indústria de manufatura têxtil local, pois agora veem as vantagens econômicas e sociais da moda africana, que tem recebido muitas reações positivas da comunidade internacional nos últimos anos. Se mais governos se unirem, e esta é uma grande oportunidade para a União Africana se envolver, e decidir controlar a quantidade de roupas de segunda mão que entram nas suas fronteiras, então vai nascer uma reação em cadeia. Afinal, uma grande porcentagem dessas roupas não é muito mais do que lixo, que precisamos menos em todos os lugares. Ao colocar um fim legal, ético e econômico aos abusos praticados pelos Estados Unidos e nações europeias e as empresas de moda locais, não seremos mais seus lixões de roupas. Esta independência pode realmente alimentar um boom artesanal e industrial em todo o continente. do qual precisamos menos de todos os lugares. Ao colocar um fim legal, ético e econômico aos abusos praticados pelos Estados Unidos e nações europeias e as empresas de moda locais, não seremos mais seus lixões de roupas. Esta independência pode realmente alimentar um boom artesanal e industrial em todo o continente. do qual precisamos menos de todos os lugares. Ao colocar um fim legal, ético e econômico aos abusos praticados pelos Estados Unidos e nações europeias e as empresas de moda locais, não seremos mais seus lixões de roupas. Esta independência pode realmente alimentar um boom artesanal e industrial em todo o continente.

 

Mudar de marcha, subverter os sistemas

Em alguns países da América Latina, essa prática também ocorre, principalmente em meio ao fluxo EUA-Haiti: os americanos gastam e jogam fora as roupas, que acabam indo para os mercados haitianos. Um exemplo é o livro “Pepè”, do fotógrafo canadense Paolo Woods , que reúne fotos de cidadãos do país vestindo camisetas da América do Norte com frases aleatórias e sem sentido.

É fundamental reconhecer e analisar a prática da doação de roupas, como ela compõe a cadeia produtiva massiva e não transparente da moda e as implicações da produção e do consumo globalizados. É muito provável que um sistema que produz 150 bilhões de peças de roupa por ano produza excedentes. A questão-chave é: por que os países africanos deveriam receber esses excedentes dos Estados Unidos e dos países europeus e pagar o preço pelo consumo excessivo de outros? E por que produzir tantas roupas, se não conseguimos usá-las direito? 

Uma parte do sistema de moda mostra a cara de seu racismo ao escolher os países africanos como cemitério do seu próprio lixo. A chave do problema é diversa e, portanto, exige a ação de múltiplos atores. Para começar a mudar, devemos começar reduzindo a produção, criar a transição para novas economias e levar à tumba esse colonialismo e imperialismo modernos, possibilitando o renascimento da moda como ferramenta de regeneração e empoderamento em qualquer lugar do mundo.

Por Bárbara Poerner

https://www.fashionrevolution.org/where-does-clothing-end-up-modern...

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Caro Romildo, esse é um assunto para um bom papo entre pessoas.
Essa análise tão eivada de atualismos de considerações racistas, colonialistas e, por que não, mimizentas, leva qualquer assunto para embates acalorados sôbre temas, que jamais despertaram tanta paixão sanguínea.
Li entre o incrédulo e o divertido. Vi em todo o processo, os mecanismos de mercado em funcionamento.
O consumismo de alguns, ou muitos, gera empregos e salários para quem, talvez, passaria fome sem eles.
Breichós e feira de usados, dão conta de alguma coisa mas, o grande volume é, realmente, coisa para experts nesse metier. Se roupas usadas, (não lixo), voltam para suas áreas de origem, ou outras, é resultado de uma demanda existente, criada pelas engrenagens do comércio e de mercado.
Adoraria ver uma feira grande, dessa sucata especial aqui no Rio, propiciando roupa com pouco uso, de qualidade e barata para quem queira de vestir melhor, de acordo com suas escolhas pessoais.
Abri o debate; alguém mais?

  Uma parte do sistema de moda mostra a cara de seu racismo ao escolher os países africanos como cemitério do seu próprio lixo. A chave do problema é diversa e, portanto, exige a ação de múltiplos atores.

Creio que alguém munido de boa intenção, deu o destino das roupas descartadas; visando até alguns conceitos de sustentabilidade.

Mas agora, outro alguém deve estar com um discurso ideológico sobre a prática.

Como sempre, esses pensamentos só servem no "Mundo de Alice", e nas fantasias criadas por alguém que não precisa produzir para comer e vive como parasitas de alguma instituição mantida com impostos pagos por aqueles que produzem.

Concordo inteiramente  Hilario.
Um ativismo militante exacerbado, enxerga culpados em todos que pensam diferente e. como juizes inquisidores, os taxam disso e daquilo.

Adoraria cafucar nesse "lixo" de roupas usadas.

Hilario Aleixo Munhoz disse:

Creio que alguém munido de boa intenção, deu o destino das roupas descartadas; visando até alguns conceitos de sustentabilidade.

Mas agora, outro alguém deve estar com um discurso ideológico sobre a prática.

Como sempre, esses pensamentos só servem no "Mundo de Alice", e nas fantasias criadas por alguém que não precisa produzir para comer e vive como parasitas de alguma instituição mantida com impostos pagos por aqueles que produzem.

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