Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Cerca de 40 especialistas em denim de todo o mundo, de produtores a académicos, contribuíram para a elaboração das designadas Jeans Redesign Guidelines, publicadas pela Ellen MacArthur Foundation. As diretrizes visam ajudar as marcas de moda e os produtores de jeans a tornarem-se mais sustentáveis.

Transformar a forma como os jeans são produzidos, reduzindo desperdícios, a poluição e as práticas prejudiciais para o meio ambiente são os desígnios das “Jeans Redesign Guidelines”, que já foram subscritas por retalhistas como a Gap, H&M, Lee e Tommy Hilfiger.

As orientações definem requisitos mínimos em relação à durabilidade das peças, qualidade dos materiais, reciclabilidade e rastreabilidade. As diretrizes têm como base os princípios da economia circular. O objetivo é que as empresas produzam jeans que durem mais tempo, possam ser facilmente recicláveis e sejam fabricados através de métodos amigos do ambiente e também respeitem a saúde dos trabalhadores. «Começamos pelos jeans porque sentimos que existe uma recetividade muito positiva por parte deste segmento para contribuir para a economia circular», explica Francois Souchet, responsável pelo projeto Make Fashion Circular da Ellen MacArthur Foundation. «Isso foi um bom ponto de partida para unir a indústria em torno de uma visão partilhada», afirma.


H&M

Como parte das orientações, as empresas vão trabalhar colaborativamente para desenvolver inovações, que serão partilhadas, com o objetivo de tornar a cadeia de aprovisionamento e a economia o mais circular possível. Pretende-se que, posteriormente, o projeto Make Fashion Circular, chegue a outras categorias de produto.

As orientações foram subscritas por marcas como Arvind, Boyish Jeans, C&A, Gap, Hirdaramani, H&M, Weekday, HNST, Kipas, Lee Jeans, Mud Jeans, Outerknown, Tommy Hilfiger, The Reformation, Saitex e Vero Moda.  «O número de empresas que aderiu é reduzido», admite Francois Souchet. «Cerca de 350 mil pares de jeans serão produzidos em linha com as orientações. O objetivo é que o volume aumente anualmente», revela. As diretrizes também foram apoiadas por empresas de reciclagem de vestuário, como a Circular Systems, HKRITA, Infinited Fiber Company, Recover, Tyton Biosciences LLC, Wolkat e Worn Again.

De acordo com Francois Souchet, as orientações partem de um guia prático criado por uma iniciativa conjunta entre a C&A e a Fashion For Good, que desenvolvem jeans com certificação Cradle 2 Cradle.

Os requisitos

As orientações baseiam-se no respeito pela saúde, segurança e direitos dos trabalhadores na cadeia de aprovisionamento, assim como a melhoria das condições de trabalho.

Em termos de durabilidade, os jeans devem resistir, no mínimo, a 30 lavagens domésticas, indo de encontro aos requisitos mínimos de qualidade das marcas. As peças devem também incluir etiquetas com informação clara acerca dos cuidados a ter com os produtos.

Quanto à saúde dos materiais, as orientações definem que os jeans devem ser feitos de fibras de celulose, obtidas a partir de métodos de cultivo sustentáveis e devem estar livres de químicos prejudiciais. A pedra pomes, o permanganato de potássio e o jato de areia são proibidos. Além disso, a produção de artigos que possam ser reciclados é também uma prioridade. Segundo as orientações, os jeans devem ser produzidos com o mínimo de 98% de fibras de celulose. Os rebites de metal devem ser eliminados ou reduzidos a valores mínimos e qualquer material adicionado aos jeans deverá ser facilmente removível.

Em relação à rastreabilidade, as regras exigem que exista informação disponível que confirme que cada elemento dos requisitos foi cumprido. As marcas e retalhistas que cumprem os requisitos, podem usar o logotipo da Jeans Redesign, cuja utilização será revista anualmente, tendo como base o cumprimento dos requisitos.

A ambição é que mais empresas se unam em torno das Jeans Redesign Guidelines e produzam o seu denim em linha com as diretrizes.

O primeiro par de jeans produzido de acordo com as normas estará à venda em 2020. «A forma como produzimos jeans está a causar grandes problemas, como os resíduos e poluição, mas não tem que ser desta forma. Ao trabalharmos juntos, podemos criar jeans que duram mais tempo, que podem reciclados e transformados em novos jeans no final do seu uso e, ainda, produzidos através de processos que são melhores para o ambiente e as pessoas que os fazem. Isto é apenas o início. Vamos continuar a lutar por uma indústria próspera que tenha como base os princípios da economia circular», garante Francois Souchet.

https://www.portugaltextil.com/orientacoes-para-jeans-mais-ecologicos/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 505

Responder esta

Respostas a este tópico

  A ambição é que mais empresas se unam em torno das Jeans Redesign Guidelines e produzam o seu denim em linha com as diretrizes.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço