Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Usando uma variedade de truques, tecnologias têxteis aparentemente mundanas prometem tornar o mundo um lugar mais seguro

Novas técnicas e materiais estão tornando possível a fabricação de tecidos de alta tecnologia com uma variedade de propriedades novas e úteis . Os seres humanos fabricam tecidos desde a aurora da civilização, mas pesquisadores de todo o mundo agora estão trabalhando em vários novos tecidos capazes de conter explosões, proteger astronautas, repelir bactérias e até manter edifícios em pé durante terremotos.  Esses novos tecidos também estão encontrando usos mais comuns, como ajudar a manter as pessoas em temperatura agradável no calor ou garantir que as roupas permaneçam limpas e cheirem a novas.

Novos materiais podem, por exemplo, proteger as pessoas do fogo mais diretamente. A Chapman Innovations, uma empresa de Salt Lake City, Estados Unidos, fabrica vestimentas resistentes ao fogo assando fibras feitas de acrílico, uma espécie de seda artificial, à metade de um grau abaixo da sua temperatura de combustão. Isso enegrece o acrílico e elimina o nitrogênio, um elemento que permitiria que o tecido queimasse. O tecido feito a partir das fibras, chamado de CarbonX, é usado para fazer vestimentas para trabalhadores de fábricas, bombeiros, pilotos de carro de corrida, soldados e equipes da SWAT.

No início deste ano, pacientes do Hospital Pirogov, em Sofia, Bulgária, começaram a receber pijamas e roupas de cama feitas de um novo tipo de algodão. Suas fibras foram impregnadas com nano partículas de óxido de zinco, dando ao material propriedade bactericida. Aneta Hubenova, diretora da clínica toxicológica do hospital, disse que resultados preliminares indicam que os pacientes sofreram menos infecções do que os que estavam em grupos de controle.

Tecidos aprimorados também podem ter usos para atividades do dia-a-dia. Tecidos antimicróbicos reduzem o odor do corpo e a concomitante descoloração do tecido. Roupas repelentes de mosquitos são feitas tratando um tecido com permetrina, um inseticida sintético, ou com piretroide, um composto similar ao inseticida natural dos crisântemos.

Têxteis repelentes de água ou “hidrófobos” desenvolvidos para evitar a hipertermia entre soldados suíços e alemães estão sendo usados para fazer roupas esportivas que fiquem mais confortáveis no calor.

Exibições: 489

Responder esta

Respostas a este tópico

Temos empresas nacionais com produtos de auta tecnologia um exemplo e a Rhodia com o fio Emana
O fio com cristais bioativos em seu DNA que cuida do seu corpo com conforto.
Emana é o fio de poliamida 6.6 da Rhodia, construído com cristais bioativos no seu DNA, absorve o calor do corpo humano para devolvê-lo sob a forma de raios infravermelho longo.

Estes raios penetram na pele e interagem com o corpo, promovendo a bioestimulação do metabolismo.
Quando você usa uma roupa com Emana durante a prática de exercícios físicos, seu corpo percebe o aumento do rendimento e da resistência devido à redução da fadiga muscular e à rápida promoção do equilíbrio térmico.
Quando você usa uma roupa com Emana no seu dia-a-dia, no mínimo 6 horas diárias, a partir de 30 dias, seu corpo percebe redução dos sinais da celulite.

Além disso:

Os artigos apresentam uma gama versátil de cores;
Não perdem sua funcionalidade durante as lavagens;
Apresentam facilidade de lavagem e conservação, como qualquer poliamida 6.6 convencional;
Assim como a microfibra, artigos com Emana são leves e oferecem uma sensação única de conforto, graças ao toque suave da poliamida 6.6.
E isso tudo sem utilizar qualquer produto químico nocivo à saúde humana sendo certificado internacionalmente pelo Oeko-Tex e possuindo ainda Cadastro Produto Saúde ANVISA sob o n° 80553439001.

É o poder da transformação e a alta tecnologia e qualidade Rhodia que você sente na pele.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço