Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Os resíduos agrícolas podem mudar o futuro da moda de acordo com um novo relatório

Em breve, palhas de arroz, trigo, cachos vazios de dendê e outros resíduos agrícolas podem ir dos campos dos fazendeiros para a passarela da moda. Um novo estudo mostra que existem fluxos de resíduos agrícolas utilizáveis ​​suficientes da agricultura no sul e sudeste da Ásia para a produção de têxteis de fibra natural em escala.

Os resíduos agrícolas podem mudar o futuro da moda, de acordo com um novo relatório - Stylo Urbano

Mais de 60% das fibras da moda são à base de petróleo e representam um fardo para os recursos naturais devido à produção não controlada e insustentável. Da mesma forma, as fibras naturais como o algodão convencional, a segunda fibra têxtil mais usada, dependem do uso intensivo de agroquímicos e água.

O Spinning Future Threads, do Institute for Sustainable Communities (ISC), o World Resources Institute (WRI), e a Wageningen University and Research (WUR), comissionados pela Laudes Foundation, encontraram grandes quantidades de resíduos agrícolas em oito países. Os pesquisadores analisaram mais de 40 safras para encontrar a mais adequada para a produção de fibras para a indústria têxtil.

“Para reduzir sua crescente dependência de combustíveis fósseis, a indústria da moda deve priorizar e acelerar sua transição para um sistema circular e regenerativo”, diz Anita Chester, chefe de materiais da Laudes Foundation. “Há uma oportunidade incrível de criar valor a partir do desperdício. Este relatório analisa o enorme potencial dos resíduos agrícolas como uma possível matéria-prima para a fibra têxtil, destacando não apenas a adequação, mas também os pontos críticos. Esperamos que isso ajude a moda, trabalhando em colaboração com alimentos, alternativas rápidas para inclinar a balança em favor do planeta e de seu povo. ” 

A produção global de fibras atingiu bem mais de 100 milhões de toneladas por ano em 2019 e espera-se que aumente ainda mais. Os resíduos agrícolas podem ser potencialmente misturados com fibras artificiais e naturais para produzir materiais inovadores chamados fibras têxteis à base de agro-resíduos. As fibras são conhecidas por terem características semelhantes aos materiais existentes na indústria da moda. A pesquisa se concentrou no Sul da Ásia e no Sudeste Asiático, porque essas regiões são conhecidas por sua produção de resíduos agrícolas e têxteis.

1) Grandes quantidades de resíduos agrícolas estão realmente disponíveis nos oito países pesquisados. Com base no volume de produção de resíduos por ano, alto teor de celulose ou fibra e adequação para uso em têxteis, as principais fontes potenciais para extração de celulose e fibra por país são as seguintes,

2) Em geral, os resultados indicam que a palha de arroz oferece o maior potencial em todos os oito países, seguida por cachos vazios de dendê. Ambas as fontes também oferecem a melhor economia de custos. Palhas de trigo, milho e sorgo, bagaço de cana-de-açúcar e pseudocaule de bananeira também apresentam potencial. No entanto, para extrair celulose desses fluxos de resíduos, primeiro alguns desafios técnicos devem ser superados.

3) Uma análise de mapeamento espacial identificou pelo menos 10 locais específicos onde a disponibilidade em larga escala de fluxos de resíduos agrícolas coincide com a capacidade de processamento existente ou potencial. Isso indica que hubs para converter agro-resíduos em fibra têxtil podem ser estabelecidos dentro de um raio de abastecimento de 100 kms e, em alguns casos, de apenas 50 kms.

“A indústria têxtil precisa de matérias-primas mais sustentáveis ​​e renováveis ​​para melhorar seu atual impacto negativo no clima”, disse Paulien Harmsen, Cientista Sênior da Wageningen University & Research.

“Precisamos de mais biomassa como insumo para têxteis para transformar a atual indústria têxtil. No entanto, ao usar novos resíduos de biomassa para têxteis, enfrentamos uma série de desafios, como a disponibilidade e adequação, mas também desafios tecnológicos, econômicos e sociais. Em última análise, nem toda fonte de biomassa é adequada para aplicações têxteis, mas este estudo mostra uma visão promissora em nossos primeiros passos em direção a têxteis sustentáveis. ”  

A produção de tecidos têxteis à base de agro-resíduos usando as matérias-primas identificadas por este estudo também criaria importantes benefícios para a sociedade.  “As fibras com base em resíduos agrícolas são inovações promissoras que podem destravar a próxima revolução da moda”, acrescentou Vivek P. Adhia, Diretor Nacional da Índia, ISC.

“Chegou a hora de colher os benefícios triplos da moda sustentável, melhorar os meios de subsistência rurais e reduzir os impactos ambientais. Construir ligações críticas entre a indústria e as comunidades agrícolas ajudará a facilitar essa transição mais rapidamente. É importante projetar o sistema certo, antecipadamente, abordando as considerações sobre a disponibilidade confiável de matéria-prima, cadeias de valor locais robustas, personalização de tecnologia adequada à finalidade e promoção da conscientização do consumidor ”. 

Além dos benefícios econômicos, a reciclagem de resíduos em fibras têxteis traria importantes benefícios para o clima. “A conversão de resíduos agrícolas como matéria-prima para a indústria têxtil é um passo na direção certa. Mas, avançando, devemos também aproveitar as lições aprendidas com nossas experiências anteriores e garantir que as soluções capacitem os agricultores e apoiem seus meios de subsistência, simultaneamente” disse A. Nambi Appadurai, Diretor, Prática de Resiliência Climática, WRI Índia.

O estudo propõe um roteiro para colaboração e inovação para que as indústrias de moda e alimentos se unam para permitir que essas matérias-primas alternativas ajudem a indústria têxtil a construir cadeias de valor sustentáveis ​​de longo prazo. O Brasil é uma potência agrícola que alimenta mais de 1 bilhão de pessoas no mundo. Temos a disposição, milhares de toneladas de resíduos agrícolas da onde se podem extrair fibras para têxteis.

https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=Spinning+Fut...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 64

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço