Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Pelo 4º ano consecutivo, Malwee é a marca mais bem posicionada no Índice de Transparência da Moda

Pelo quarto ano consecutivo, a Malwee é a marca brasileira que lidera o Índice de Transparência da Moda Brasil (ITMB), coordenado pelo Fashion Revolution. A marca obteve a melhor pontuação entre as 50 marcas pesquisadas, com 66%. A holandesa C&A aparece no topo da lista, com 70%.

No comparativo com a mesma pesquisa realizada com 250 marcas globais, a pontuação da Malwee a coloca entre as quatro marcas mais bem pontuadas, ao lado de gigantes como OVM (78%), H&M (68%), The North Face (66%) e Timberland (66%).

O ITM revela em que nível grandes marcas e varejistas estão divulgando publicamente dados sobre suas políticas, práticas e impactos sociais e ambientais ao longo de toda a cadeia de valor. A análise abarca mais de 200 indicadores que cobrem tópicos relacionados a respostas à COVID-19, práticas de compra, salário justo para viver, igualdade de gênero e racial, circularidade, clima e biodiversidade, entre outros.

De acordo com o movimento Fashion Revolution, que criou o ITM, a maior parte das 50 marcas pesquisadas ficou na faixa de pontuação de 0-10%, sendo que 17 delas zeraram.

"Há décadas assumimos um compromisso por uma moda mais sustentável, ética e consciente, e a nossa posição no ranking pelo quarto ano consecutivo é um reconhecimento que reflete todo o nosso esforço. Queremos fazer parte, ativamente, de uma transformação na forma que o mundo produz e consome moda. Ser uma marca transparente é uma forma de dar conhecimento e poder de escolha aos consumidores", afirma Guilherme Weege, CEO da Malwee.

De acordo com as análises do ITM, apenas 22% das marcas publicam metas com base científica relacionadas ao clima e nenhuma publica um compromisso mensurável para o desmatamento zero; 20% publicam uma estratégia mensurável para a gestão de materiais sustentáveis e 14% divulgam a referência utilizada para definir matéria-prima sustentável. Além disso, 20% publicam a quantidade de fibras que usam anualmente e apenas 14% divulgam progresso na eliminação de químicos perigosos.

Malwee: Referência em moda sustentável

A marca Malwee possui mais de 90% de produtos fabricados com matérias-primas ou processos industriais mais sustentáveis. Só este ano, entre movimentos que a marca fez em prol de uma moda mais sustentável, estão o lançamento de um jeans fabricado com apenas um copo d'água (a indústria da moda, no geral, utiliza ao menos 100 litros de água para produzir um jeans), uma coleção inteira de peças tingidas com corantes naturais (menos danosos ao meio ambiente), além de um anúncio, durante a participação da marca na COP 26, da criação do Malwee Transforma, um laboratório inédito no Brasil de inovação para a moda sustentável. O projeto vai reunir iniciativas e incubar produtos e processos inovadores com o menor impacto no meio ambiente e a melhor utilização dos recursos naturais.

O primeiro produto a ser produzido pelo laboratório Malwee Transforma será lançado no primeiro trimestre de 2022.

https://www.abit.org.br/noticias/pelo-4-ano-consecutivo-malwee-e-a-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 152

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço