Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Pesquisa aponta que brasileiros que vestem GG ao XGG não se sentem representados no universo fashionista

A moda transcende o ato de vestir-se; é uma ferramenta poderosa que permite às pessoas expressarem sua identidade, personalidade e valores. Ela ajuda os indivíduos a comunicarem quem são e como se sentem através das roupas que escolhem usar. No entanto, navegar pelo mundo da moda pode ser complicado, já que é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo tendências culturais, sociais e econômicas.

De acordo com o estudo inédito “A moda é para todos!” conduzido pela MindMiners, para 47% dos entrevistados, a falta de padronização de tamanhos entre as marcas se destaca como uma barreira significativa na hora de adquirir novas roupas.

Um ponto de alerta na pesquisa é que pessoas que vestem do GG ao XGG são as que menos se sentem representadas. A dificuldade em encontrar itens de moda que atendam ao gosto e estilo pessoal foi destacada por 41% dos participantes, enquanto 25% relataram a necessidade de ajustar as peças de roupa compradas e 16% recorrem a roupas sob medida.

Outro dado interessante é que 65% dos respondentes acreditam que todos devem se vestir conforme o que gostam e se sentem confortáveis, independentemente de idade, apontando um desejo por maior expressão das identidades e preferências.

“A representatividade na moda é um desafio, com a indústria historicamente privilegiando padrões de beleza inatingíveis, como magreza. Pessoas magras podem se sentir representadas em certos segmentos, mas ainda existem variações de formas e tamanhos não representadas. Pessoas com corpos considerados “fora dos padrões” também enfrentam falta de identificação. Houve progresso recente com marcas e campanhas incluindo uma gama mais diversificada de modelos, mas ainda há muito trabalho a ser feito para garantir uma inclusão genuína” analisa a CMO da MindMiners, Danielle Almeida. 

Mercado Plus Size no Brasil

Em contrapartida, o mercado da moda plus size no Brasil está em rápido crescimento, desafiando padrões e preconceitos. Nos últimos anos, houve um aumento notável na conscientização sobre a importância da inclusão e da diversidade na moda.

Dados de 2023 mostram que nos últimos 10 anos o segmento cresceu mais de 75% no país, segundo o relatório setorial da Associação Brasil Plus Size (ABPS). Pode-se dizer que este crescimento foi impulsionado por pequenos empresários, influenciadores e modelos que promovem o movimento “body positive”

As redes sociais desempenham um papel fundamental ao permitir que indivíduos e marcas compartilhem mensagens de aceitação do corpo. A presença crescente de modelos plus size em campanhas publicitárias e desfiles também contribui para a normalização da diversidade de corpos.

No entanto, apesar do progresso, ainda há desafios a enfrentar. A representação na mídia e na publicidade continua sendo um problema, e questões como acessibilidade de preços e diversidade de estilos precisam ser abordadas para garantir uma moda verdadeiramente inclusiva para todos.

Ademais, o estudo revela que 51% dos entrevistados afirmam possuir um estilo próprio, enquanto apenas 23% seguem as tendências atuais. Esses resultados destacam a busca por individualidade e autenticidade no mundo da moda. No entanto, embora 33% dos respondentes expressem o desejo de consumir determinadas marcas aspiracionais, como Zara, Farm e Adidas, muitos ainda são impedidos, principalmente devido a barreiras financeiras.

BBB da Moda: Bom, bonito e barato faz a diferença

Quando se trata das marcas mais lembradas em comparação com as mais compradas, o preço continua sendo o principal motivador, com 62% dos entrevistados buscando lojas com preços acessíveis, como Renner, Riachuelo, Shein e C&A. A Shein é a marca mais mencionada como símbolo de moda acessível, à frente de gigantes do fast-fashion do Brasil como Renner e, em terceiro lugar, C&A.

Além disso, o estudo revela que 66% dos entrevistados classificam o preço como o fator mais crucial na hora de decidir suas compras de moda. Esta constatação não é surpreendente, considerando que 35% dos respondentes admitiram comprar onde podem economizar, mesmo que o produto não atenda exatamente às suas preferências.

Metade dos entrevistados adquire roupas e calçados esporadicamente, muitas vezes influenciados por questões financeiras. “Questões financeiras muitas vezes se tornam um obstáculo para aqueles que desejam consumir itens de moda atual e acompanhar as novas tendências. É essencial encontrar maneiras de tornar a moda acessível a todos, garantindo que o preço não seja uma barreira para a expressão pessoal e a autoconfiança” comenta Danielle Almeida. 

No contexto financeiro, os brasileiros tendem a buscar marcas populares, com 62% dos entrevistados citando o bom preço como a principal motivação, seguido pela estética das roupas (40%) e o conforto das peças (37%).

Entre os insights obtidos pelo estudo, esses são alguns dos números levantados:

32% dos respondentes consideram que seus corpos se encaixam no formato retângulo ou reto (ombros e quadris têm larguras semelhantes);

47% compram roupas e calçados ocasionalmente, mas há uma parcela significativa, de 22%, que afirmam comprar algumas vezes por mês;

O top 5 elementos que compõem o seu estilo pessoal e contribui para a identidade são: sapatos (49%), penteados e corte de cabelo (37%), relógios de pulso e brincos (31%), maquiagem e bolsas (28%) e anéis (24%);

33% nunca compraram itens de moda em lojas internacionais. Dos que já experimentaram esse tipo de compra, 22% compraram e adoraram, enquanto 21% nunca comprou pelo medo de não gostar e ser difícil a devolução;

O estudo, baseado em dados de 1.000 respondentes de todo o país, analisou as informações disponíveis na plataforma de consumer insights da MindMiners, que combina pesquisa, tecnologia e inteligência de dados para compreender o comportamento do consumidor.


Exibições: 16

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço