Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Juana aprendeu a usar corantes naturais quando ela tinha 8 anos de idade. Ela agora trabalha com o marido Porfirio na comunidade Zapotec de Teotitlan del Valle, tingimento da lã com corantes naturais e passando em seu conhecimento e habilidades para a próxima geração.

cactus Nopal 2

Cochonilha Cultivado em Nopal Cacto, Teotitlan del Valle, Oaxaca

Antes de começar a pintar, Juana tem de preparar a lã para a fiação. Ela cartões de lã de ovelha para remover quaisquer pequenos galhos ou espinhos que ficaram presas nos lã e, em seguida, começa a torcer a lã entre as mãos.


Ela, então, girar a lã à mão sobre uma roda giratória antes de enrolar a lã em meadas em preparação para tingimento.


Todos os corantes ela coleta e usa são colhidos de forma sustentável. Corantes usados ​​por Juana incluem musgo,uma espécie invasora de musgo que cresce em árvores na região; Ranada ou romã; negro zapote, uma fruta deliciosa local para a Oaxaca região; pericone ou calêndula selvagem (muitas vezes usado como uma cor de base com índigo ou cochonilha overdyed para criar o verde ou laranja); marush, uma planta local com nenhum nome científico sobre registro, añil ou índigo e cochinilla ou cochonilha.

dye planta invasora

Planta invasora que cresce em árvores local utilizado como corante

Zapote Negro

Zapote Negro, uma fruta deliciosa Usado como um Corante

Tingimento com Zapote Negro

Tingimento withZapote Negro

Juana a maioria usa alumbre de potassio como mordente e prepara a lã no dia anterior. O mordente abre a lã de absorver mais cor e corrige-lo para que ele não se desvanece.

O recipiente utilizado para tingir lã é muito importante. Você precisa usar esmalte ou aço inoxidável para tons de vermelho. Se você usar uma panela de ferro você vai ficar roxo e em uma panela de alumínio você terá rosa.

selecionando folha nopal

Seleção de uma folha Nopal com Cochineal pronto para colher

Cochonilha é um inseto parasita que vive nas folhas do cacto nopal, vulgarmente conhecido como o figo da Índia.Os insetos produzem ácido carmínico para impedir a predação por outros insetos.

Os peope indígenas da região de Oaxaca hibridadas cochonilha, assim como eles hibridadas milho. Evidência de hibridação foi encontrado nas cavernas de Yagul que datam cerca de 8000 anos. Cochonilha era tão importante no México que Montezuma I cobrado um tributo a todos os Estados dependentes durante o século 15, exigindo o pagamento anual de 2000 handwoven, cobertores de algodão decoradas e 40 sacos de cochonilha.

Após a colonização, a cochonilha foi a segunda exportação mais valiosa do México, depois de prata como ele produziu um vermelho mais profundo do que o mais louco que foi usado na Europa. Os espanhóis mantiveram a fonte de cochonilha um segredo; mais de 200 anos acreditava-se ser uma semente.

Cochonilha está amplamente disponível na área de Oaxaca, com uma fazenda de cochonilha e centro de pesquisa apenas fora da cidade. A maioria dos tintureiros têm folhas do cacto nopal penduradas em suas oficinas, pronto para a cochonilha a ser colhida. Cochonilha é um corante adaptável - você pode adicionar limão para fazer laranja ou adicionar bicarbonato de sódio para fazer roxo.

lã overdyed com cochonilha

Overdyeing Com Cochonilha

Indigo vem em forma de pasta dura e é feito a partir da fermentação plantas. Juana compra indigo a 1800 pesos o quilo (cerca de US $ 100) a partir de Miltepec, cerca de 4 horas de distância. Para o tingimento de um índigo profunda, a lã será tingido no início do banho de tingimento durante 5 minutos, deixa-se secar e oxidar ao sol durante 3 minutos e depois colocado de volta no banho de tingimento durante mais 5 minutos. Folhas Manush pode ser utilizada para criar um azul mais profundo. O banho de tingimento fica mais leve, mais ele é utilizado como o oxigénio toma a cor para fora, de modo que uma série de tons de azul pode ser obtido.

esmagando indigo

Juana Crushing Indigo

Indigo dyebath

Indigo dyebath

Teotitlan del Valle é famoso por suas tecelagens de lã sobre o tear arnês dois pedais, mas apenas cerca de 10% das pessoas agora usam corantes naturais. O filho de Juana Javier trabalha com seus pais. Ele tece tapetes abstratos contemporâneos, intercalando palha em lã para criar o design e seu sobrinho José Lopez também está tecendo com a família.

Quando eu conheci Juana, sua principal preocupação era com a sobrevivência desta antiga habilidade; ela ensinou não apenas a sua família, mas as crianças da comunidade como usar corantes naturais. Juana está planejando para executar oficinas de corante ao longo das férias escolares, como forma de manter os jovens fora do problema e longe das drogas e álcool que estão causando problemas entre os jovens da comunidade Zapotec.

Juana diz

"Estou orgulhoso da minha família como eles estão ajudando a continuar a cultura"

indigo overdyed

Overdyeing Com Indigo

Preocupações sobre aditivos artificiais ter visto uma crescente demanda por cochonilha aos alimentos de cor e batom como alguns corantes vermelhos Analine foram encontrados para ter propriedades cancerígenas. Talvez a gente vai logo perceber que a pele é o maior órgão do corpo; as roupas que vestimos, os revestimentos utilizados neles (formaldeído, teflon, retardadores de chama) e os corantes que são utilizados para colori-los, podem afetar nossa saúde.

Ao incentivar a próxima geração a ver o valor em corantes naturais, Juana está jogando sua parte em manter viva a rica herança de matéria têxtil da região de Oaxaca. Esperemos que uma crescente consciência de que o que colocamos em nossos corpos, não apenas em nossos corpos, afeta nossa saúde vai levar ao aumento da demanda por corantes naturais de Juana.

http://fashionrevolution.org/i-dyed-your-clothes/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 645

Responder esta

Respostas a este tópico

   Ao incentivar a próxima geração a ver o valor em corantes naturais, Juana está jogando sua parte em manter viva a rica herança de matéria têxtil da região de Oaxaca.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço