Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por baixo do pano: a história contada pela moda íntima

Não se sabe ao certo porque as túnicas macias, usadas na época dos gregos e romanos antigos, foram trocadas por roupas duras e estruturadas, por volta do século 14. Mais difícil ainda, é entender porque as mulheres optaram, ao longo do tempo, por realçar diferentes partes de seus corpos através de corpetes que levantavam os seios ou de espartilhos que espremiam a cintura.

Investigar estes mistérios da moda, entre outros, é a proposta da exposição “La Mécanique des Dessous, une histoire indiscrète de la silhouette” (em tradução livre: Por Baixo das Costuras, uma história indiscreta da silhueta), em cartaz no Musée des Arts Décoratifs, em Paris, até 24 de novembro de 2013.

Com curadoria do historiador Denis Bruna, a mostra espia por baixo dos trajes para analisar estruturas, tecidos, materiais e mecanismos que transformaram o corpo de mulheres e homens, da Idade Média até hoje.

As crinolinas (foto acima), por exemplo, foram adotadas pelas mulheres por proporcionarem mais conforto, já que eliminavam as várias anáguas longas e pesadas que eram usadas por baixo, para armar a saia. Mas como explicar as anquinhas (abaixo) que aumentavam o traseiro feminino, por volta de 1860?

As esquisitices, no entanto, não ficam restritas às roupas de baixo femininas. Existem adereços masculinos bem curiosos, em exposição: saqueiras de tecido, engenhocas metálicas e enchimentos, usados para realçar os atributos sexuais dos homens. E até uma meia da era vitoriana que era usada para deixar as canelas mais largas, o que era considerado viril naquele período.

Nem as crianças escapam, pois elas eram forçadas a usar peças feitas com barbatanas de baleia, para aprenderem desde cedo a manter uma postura rígida e ereta, o que era considerado um sinal de aristocracia e boa linhagem.

Como já deu para perceber, as roupas íntimas podem ser tão interessantes e importantes para se entender a moda, quanto as que ficam sempre à mostra.

Imagens: Photothèque des Arts-Décoratifs de Paris, Patricia Canino, Luc Boegly

Fonte:http://tdb.com.br/blog/index.php/por-baixo-do-pano-a-historia-conta...

Exibições: 461

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço