Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Corredor da sede da Riachuelo em São Paulo

Gigante da moda brasileira

São Paulo - A rede de fast fashion brasileira Riachuelo possui 257 lojas em todo o país, além de dois parques industriais e três centros de distribuição. Ao todo, ela emprega cerca de 40.000 pessoas.

A empresa pertence ao grupo Guararapes que abarca também um banco próprio (a Midway Financeira), um centro de compras (Midway Shopping, em Natal-RN) e uma companhia de logística (a Transportadora Casa Verde).

A sede da Riachuelo, em São Paulo, é o seu cérebro. Além de abrigar as funções administrativas, é no local que são criados os produtos (desde a confecção das estampas até o desenho das peças e escolha dos tecidos) e definida identidade das lojas, por exemplo.

Fachada da sede da Riachuelo em São Paulo

Espaço

A sede da Riachuelo fica no bairro da Casa Verde, na zona Norte da capital paulista, desde 1979. 

Recepção da sede da Riachuelo em São Paulo

1.350 funcionários

No prédio, de 42.319 metros quadrados, trabalham aproximadamente 1.350 funcionários. 

Vitrine na entrada da sede da Riachuelo em São Paulo

Vitrine

Na entrada da unidade, há uma vitrine com as principais novidades que já estão disponíveis nas lojas. 

Área comercial e de estilo da sede da Riachuelo em São Paulo

Estilo

O andar onde ficam os setores comercial, de estilo, planejamento e importação tem os espaços de trabalho mais descolados da empresa.  O local é repleto de figuras, cores, e produtos fabricados e vendidos pela Riachuelo. 

Designers criam estampas na sede da Riachuelo em São Paulo

Estampas

Todo o processo de desenvolvimento das roupas da companhia, que antecede a fabricação, é feito na sede. Na foto, as designers criam estampas que estarão nas próximas coleções da rede.  

Grafite na parede da sede da Riachuelo, em São Paulo

Grafite

No final de 2013, o grafite foi tema das peças criadas pela empresa. Para que as estampas ficassem perfeitas, bem parecidas com uma arte urbana real, os profissionais fizeram suas criações nas paredes externas da matriz antes de levá-las para os tecidos.  

Designers trabalham na sede da Riachuelo em São Paulo

Identidade visual

Na sede trabalham também os designers que desenvolvem as peças gráficas da companhia.

Área de marketing na sede da Riachuelo em São Paulo

Marketing

Nas salinhas de vidro do setor de marketing, ao fundo, de frente para suas equipes, ficam os gerentes de cada seção. Assim eles podem acompanhar de perto o trabalho do time todo. 

Mesa de inspiração e roupas na sede da Riachuelo em São Paulo

Inspiração

Na sede também são desenhadas as peças e escolhidos os tecidos, cores e materiais nos quais as roupas serão produzidas. Na foto, é possível ver as referências usadas no desenvolvimento da coleção de outono-inverno 2015, que já está chegando às lojas. No fundo, estão as peças prontas.

Roupas em arara na sede da Riachuelo em São Paulo

Peças e mais peças

Por abrigar o processo de criação do produtos, o lugar é recheado de roupas, calçados e acessórios por todos os cantos. Nem todos os itens que aparecem na imagem, porém, são ou serão vendidos pela Riachuelo. Muitos deles estão em fase de aprovação e nem todos vão ser selecionados para chegar às vitrines. No canto direito, o quadro mostra as peças escolhidas para a próxima temporada

Réplica de loja na sede da Riachuelo em São Paulo

Mini loja

Toda a identidade visual da Riachuelo é criada na sede. Por isso, uma réplica dos ambientes das lojas é desenvolvida na matriz a cada coleção, com o objetivo de testar a disposição dos produtos e a decoração. 

Sala da presidência na sede da Riachuelo em São Paulo

Comando

Em um outro andar da empresa, fica a sala do presidente, Flavio Rocha. Ele é herdeiro do fundador e presidente do Grupo Guararapes, Nevaldo Rocha.  Pela decoração de seu escritório dá pra notar em qual empresário ele se inspira  além do pai, é claro. 

Recepção da sala da presidência na sede da Riachuelo em São Paulo

Administração

Junto da sala da presidência ficam as diretorias comercial, de expansão, a superintendência e a vice-presidência da empresa. A foto registra a recepção dessas salas da administração. Ela já está adesivada com a nova identidade visual da companhia, que iniciou uma reformulação (inclusive de logomarca) em 2013. Os murais da sede estão sendo substituídos gradualmente. 

Fornecedor é recebido em sala na sede da Riachuelo em São Paulo

Fornecedores

Há ainda na empresa 23 salinhas usadas para receber fornecedores. Em média, 100 parceiros passam pela companhia por dia. 

Restaurante na sede da Riachuelo em São Paulo

Restaurante

Há cerca de dois anos, a Riachuelo decidiu assumir a operação de seu restaurante, que antes era terceirizada. Por dia, cerca de 1150 refeições são servidas. Os funcionários podem se sevir à vontade e é descontado na folha de pagamento um valor simbólico de aproximadamente R$ 4. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, há a opção "prato do chefe", que conta com ingredientes especiais. 

Almoxarifado na sede da Riachuelo em São Paulo

Almoxarifado com cara de CD

Até 2001, a Riachuelo tinha apenas um centro de distribuição (CD), e ele ficava junto da sua sede. Com a expansão, a empresa precisou inaugurar outros três   um em Guarulhos (SP), um Natal (RN) e outro em Manaus (AM). Juntos, os três têm 141.680 metros quadrados, área mais de dez vezes maior do que a do antigo, em São Paulo, de 11.800 metros quadrados, que foi transformado em almoxarifado. Hoje o espaço é usado para armazenar peças que vão para as lojas da companhia, como manequins e objetos de decoração. 

Funcionários descansam na área externa da sede da Riachuelo em São Paulo

Natureza

Desde 2012, a empresa mantém, ao lado do restaurante, uma área de convivência ao ar livre.

http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/por-dentro-da-sede-da-r...

Exibições: 3859

Responder esta

Respostas a este tópico

   Espetacular!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

   Por isso, uma réplica dos ambientes das lojas é desenvolvida na matriz a cada coleção, com o objetivo de testar a disposição dos produtos e a decoração.

Gostaria muito de fazer parte desta equipe de trabalho ..... adorariaaaaaaaa 

Nossa, olhando essa matéria fiquei maravilhada!!!!

Por dia, cerca de 1150 refeições são servidas. Os funcionários podem se sevir à vontade e é descontado na folha de pagamento um valor simbólico de aproximadamente R$ 4.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço