Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

imagem                

                As empresas de confecção que precisam contratar costureiras nem sempre encontram mão de obra qualificada e disponível. Foi tentando entender a essa questão que a pesquisadora Bianca do Carmo Matsusaki escreveu o artigo “Por que faltam costureiras no mercado da moda brasileiro?”. Ao desenvolver a pesquisa, ela levantou algumas questões que apontam por que está difícil encontrar mão de obra qualificada para atuar nesta função.
Para poder chegar a estas conclusões, a pesquisadora abordou diferentes assuntos no artigo, como aspectos da história da moda e ergonômicos do trabalho das costureiras, a cultura da costura e o ensino desta profissão. Ao longo do texto, esses temas esclarecem as mudanças ocorridas na história da moda brasileira, a evasão de profissionais para outros cargos e a falta de interesse de jovens nesta área.

Faltam costureiras no mercado devido a pouca valorização da profissão / Reprodução

Ao longo dos anos a profissão de costureira se transformou em atividade operária, trazendo riscos à saúde (físico e psíquico), má remuneração, com pouca possibilidade de crescimento. Outra questão que leva à falta de costureiras é a baixa valorização do cargo. A exploração de mão de obra escrava em algumas regiões do país também faz com que a profissão tenha o salário pouco valorizado.
Para poder atrair os profissionais para este cargo, a pesquisadora aponta que são necessárias algumas melhorias. Primeiro, as confecções devem buscar atender as normas ergonômicas e oferecer melhores condições de trabalho e a inclusão de intervalos regulares durante o trabalho. Também é necessário o incentivo para o ensino da profissão em regiões mais pobres, melhoria salarial deste profissional e a fiscalização constante contra o trabalho escravo.

http://www.audaces.com/br/Producao/Falando-de-Producao/2013/8/14/po...

Exibições: 2008

Responder esta

Respostas a este tópico

Para poder atrair os profissionais para este cargo, a pesquisadora aponta que são necessárias algumas melhorias.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço