Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por que o algodão é a melhor escolha para as roupas de cama?

Plantação de algodão: mapas do plantio à colheita - Mappa

Na hora dormir, uma cama aconchegante e bem quentinha é perfeita para que você se mantenha aquecido e tenha uma boa noite de sono. Mas você sabia que, além da tranquilidade do ambiente, os tecidos das roupas de cama podem influenciar o seu descanso?

Para dormir melhor, o algodão é o material mais indicado para compor o enxoval – com destaque para os lençóis, que ficam em contato direto com a pele. Por ser uma fibra natural, ele é macio, tem um bom conforto térmico e é resistente, além de ser hipoalergênico. "Desse modo, ele ajuda no tratamento de quem já sofre com problemas alérgicos por ter um baixo potencial alergênico. E mesmo para quem não tem alergias de pele, mas tem um potencial em desenvolvê-las, o uso de fibras naturais ajuda na prevenção", explica o dermatologista Alex Ogawa.

 

Além disso, os tecidos de algodão são muito procurados por não acumularem energia eletrostática, comum nas estações mais secas e frias, como o outono e o inverno. Essa energia é a responsável por aqueles choquinhos que muitas pessoas tomam quando encostam em algo. Outro ponto positivo é o fato de o material ser respirável, despertando uma sensação maior de frescor, principalmente, em estações mais quentes, como explica Mariana Pereira, gerente de performance da Lavive. 

A seguir, listamos algumas dicas do Movimento Sou de Algodão, iniciativa da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), que vão te ajudar a escolher e manter a seus itens em algodão sempre em ótimo estado. Confira!

Escolhendo a peça 

O mais importante na hora de escolher o melhor lençol, é o número de fios por polegada. Isso acontece porque quanto maior esse número, mais refinado é o produto. "Lençóis com mais de 200 fios/polegada são os ideais, por questões de abertura da trama e espessura e maleabilidade do tecido. Quanto mais alto é esse número, mais acetinado fica o aspecto dos lençóis. Eles serão ainda mais suaves e confortáveis", explica Júlio Cézar Busato, presidente da Abrapa.

O especialista salienta que é fundamental observar se a peça é realmente de algodão, informação que é indicada na etiqueta de composição do produto. Caso você se depare com itens de microfibra e viscose, saiba que eles não são feitos com algodão.

"Também é essencial escolher o tamanho correto que você vai precisar e pesquisar o tecido que melhor se adapta às suas necessidades e gostos. Mesmo tecidos de algodão possuem uma grande variedade de qualidades, de toques e maciez. Então, busque conhecer o material que ofereça o máximo de conforto para você", completa Mariana Pereira.

Sugestões para os dias mais frios

A recomendação é dar preferência aos jogos de cama com a trama mais fechada são uma ótima escolha, tendo em vista que armazenam melhor o calor do corpo. Edredons e mantas são ótimas peças que, além de proteger do frio, oferecem uma sensação gostosa de aconchego e proteção, fator importantíssimo para o corpo descansar em noites mais frias, de acordo com Mariana.

Cuidados na hora de lavar

Os lençóis e roupas de cama devem ser lavados com sabão ou detergente neutros, dependendo do tipo de tecido, e em ciclo normal com água fria. É recomendado secar a peça à sombra e não usar secadora, porque as altas temperaturas do secador podem provocar o encolhimento do item. Já para passar, a temperatura média-alta é a indicada. Mas sempre se atente às informações na etiqueta dos produtos!

Já com os pijamas e camisolas, a melhor alternativa é lavar cores claras e escuras separadamente. Use um ciclo e quantidade de detergente adequados para a lavagem e um bom amaciante, desta forma, a fibra se mantém macia e perfumada.

Por outro lado, toalhas novas feitas de algodão devem ser lavadas separadamente, pois  soltam fiapos que podem acabar grudando em outras peças de roupa. Com isso, se torna  necessária uma limpeza extra, escovando as demais peças, antes de passá-las.

Dica extra

Além da roupa de cama ideal, Barbara Gomes, head de branding e Marketing da mmartan, enfatiza que você deve escolher com cautela o colchão e o travesseiro adequados para um sono de qualidade. Quer saber mais sobre o assunto? Nós te contamos tudo nesta matéria!

https://www.abrapa.com.br/Paginas/Not%C3%ADcias%20Abrapa.aspx?notic...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 296

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço