Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por que os sindicatos são importantes na indústria de vestuário

Nina Daro é uma estudante de sociologia na City University of New York-Brooklyn College.  Durante o verão de 2019, Nina fez estágio na IndustriALL, a federação sindical global que  apoia mais de 50 milhões de trabalhadores em todo o mundo, lutando pela liberdade de  associação e negociação coletiva para pessoas de todos os setores. Abaixo, ela compartilha sua  experiência com a IndustriALL e destaca em primeira mão o quão crítico é para os  trabalhadores do vestuário se sindicalizarem.

***

Neste verão, acompanhei Christina Hajagos-Clausen, diretora do setor de têxteis, vestuário, calçados e couro da União Global IndustriALL. Embora meu próprio trabalho tenha sido focado em como envolver as afiliadas da IndustriALL (sindicatos membros) com a Semana da Revolução da Moda, durante todo o verão, estive em reuniões com pessoas de sindicatos, marcas, todas falando sobre como a IndustriALL pode continuar a criar mudanças sistêmicas dentro da indústria da moda, construindo o poder sindical. Comecei em Londres trabalhando com a Fashion Revolution por duas semanas, e minha próxima parada foi nas Ilhas Maurício, onde quase metade dos 45.000 trabalhadores migrantes são de Bangladesh. Os trabalhadores migrantes são recrutados em Bangladesh e chegam sem o apoio para ler seus contratos e são frequentemente mantidos em contratos de oito anos, conforme descobrem por conta própria.

Na minha primeira noite nas Maurícias, conheci uma das mulheres que lutam para mudar essas condições para os trabalhadores migrantes, Jane. Ela é executiva da Confederação dos Trabalhadores do Setor Privado (CTSP), o sindicato afiliado da IndustriALL. Ela também é uma pessoa muito inspiradora. Em 2017, as Maurícias propuseram um salário mínimo nacional, mas ficou muito aquém de um salário mínimo. Jane e outras mulheres do sindicato entraram em greve de fome de 10 dias para pressionar por salários mais altos, e funcionou. O novo salário mínimo é agora de pelo menos 8.000 rúpias mauritanas em todos os setores. Sua greve se tornou uma parte importante da história do movimento trabalhista nas Maurícias e destacou as lutas de criar relações industriais que funcionem entre o governo das Maurícias, a MEXA (associação de empregadores) e sindicatos como o CTSP.

No meu último dia nas Ilhas Maurício, visito uma fábrica fornecedora da ASOS, um dos grandes varejistas globais que assinou um acordo-quadro global com a IndustriALL. Testemunhei cada processo de fabricação do início ao fim - desde o fio importado do Paquistão até a camiseta bordada final em um saco plástico com as etiquetas de identificação. O fornecedor me levou pelas salas da frente da empresa, que exibem as peças de roupa que produzem, pela sala de conferência de vidro da equipe de design, às salas de vapor onde as máquinas tecem tecidos, tingem e lavam os materiais e depois para os espaços abertos barulhentos onde as máquinas são bordadas , desenhos pintados e impressos em painéis têxteis. Mais adiante, as linhas de costura eram de algum modo ainda mais barulhentas, com correias transportadoras penduradas no teto, deslocando painéis pendurados para vários esgotos, aplicando etiquetas, prendendo mangas e assim por diante. É incrível a quantidade de tecnologia e mão-de-obra em todos os aspectos da peça. É algo que eu obviamente sabia em teoria e por que estava interessado nessa área de trabalho, mas ver que era algo de Willy Wonka. Tudo o que usamos em nossas vidas diárias exige uma dança complicada e orquestrada de pessoas, máquinas, dinheiro e trabalho para que isso aconteça.

Nas Maurícias e, mais tarde, em Mianmar, Vietnã e Camboja, usamos palavras como “camaradas” e “irmão” e “irmã” nos abordando, demonstrando que a luta pelos direitos dos trabalhadores foi e será uma longa luta que exige uma estreita relacionamentos. Acho que não importa quais são as barreiras linguísticas, sejam vietnamitas, birmanesas, tailandesas, khmer ou bahasa, todos sentimos o mesmo. Em uma reunião entre um fornecedor com fábricas no sudeste da Ásia e um sindicato com membros das Filipinas, Indonésia, Vietnã, Tailândia e Malásia, todos os participantes iniciaram suas declarações com: “Obrigado a todos por participarem desta reunião. É o primeiro de muitos, mas estou feliz por termos começado com o processo. ”Muitas dessas reuniões são assim. Até meu próprio supervisor brincou uma vez sobre as tarefas monumentais, nas quais o objetivo é "não apenas manter", mas,

Esse mesmo sentimento foi o que deu vida à campanha I Made Your Clothes de uma maneira poderosa, quando apresentamos aos sindicatos sobre como se envolver na Fashion Revolution Week. Nossa sessão de criação de pôsteres após nossa apresentação me deu arrepios. Cada tabela de equipes dos países se reuniu para criar uma imagem dos problemas significativos para eles. Alguns membros imprimiram etiquetas e fotos das roupas que produziram, como sapatos Adidas e etiquetas Next. Nosso esforço foi criar uma colagem maciça de afiliados da IndustriALL segurando seus próprios pôsteres e os participantes estavam se conectando ao potencial da campanha. Um participante da Malásia me levou para o canto da sala, onde um cavalete estava de frente para a parede. Ela e outro camarada estavam trabalhando silenciosamente por mais de meia hora. Em toda a grande folha de papel havia etiquetas de marcas como Nike, Adidas e Puma. "Malaysia" estava escrito no topo, com um cartaz do IMYC centralizado no quadro. Foi incrível ter essa revelação no canto, com a cena movimentada de conversas, recortes e colagens e rabiscos no resto do salão que virou centro estratégico. Quando eu a ajudei a carregá-lo no palco, ela puxou outro pedaço de papel para posar. Dizia: “Preocupe-se com seus trabalhadores e não apenas com seus lucros!” E senti imenso orgulho pela sala. Esses sindicatos de tantos países diferentes estavam se apropriando de um projeto que viam mudando a indústria da moda. cortar e colar, e rabiscar no resto do salão que virou centro estratégico. Quando eu a ajudei a carregá-lo no palco, ela puxou outro pedaço de papel para posar. Dizia: “Preocupe-se com seus trabalhadores e não apenas com seus lucros!” E senti imenso orgulho pela sala. Esses sindicatos de tantos países diferentes estavam se apropriando de um projeto que viam mudando a indústria da moda. cortar e colar, e rabiscar no resto do salão que virou centro estratégico. Quando eu a ajudei a carregá-lo no palco, ela puxou outro pedaço de papel para posar. Dizia: “Preocupe-se com seus trabalhadores e não apenas com seus lucros!” E senti imenso orgulho pela sala. Esses sindicatos de tantos países diferentes estavam se apropriando de um projeto que viam mudando a indústria da moda.

De volta à cidade de Nova York, trabalhei com a Workers 'United. Fiquei tão empolgado em investir no movimento trabalhista localmente, mesmo que o setor de vestuário nos Estados Unidos seja muito diferente de outros países que visitei neste verão, especialmente no Sudeste Asiático. A manufatura que permanece em Nova York é um exemplo de produção para marcas e nichos de lojas especializadas. No entanto, pouco antes do meu estágio ser encerrado, tive a oportunidade de ir ao campo sindical do SEIU na Pensilvânia. No final da semana, fui convidado a escrever uma pequena reflexão para o boletim da SEIU. Enquanto escrevia, comecei a pensar em uma mulher que conheci através da Workers United. Ela me apresentou como a “nova geração do movimento trabalhista”, mas também pensei em Maria, que trabalha três empregos e está procurando um quarto - que também chama esse acampamento de união de “férias. Em todo o mundo, todos lutamos pelos mesmos tipos de coisas: um salário digno, um futuro seguro, respeito, voz. Inspirado por Maria, escrevi na carta:

É realmente incrível ver as pessoas na frente de uma sala e contar sua própria história sobre entrar  no movimento trabalhista. Algumas pessoas descobriram sindicatos por meio de  disputas  no próprio local de trabalho , outras queriam concorrer com o administrador da loja, a fim de assumir mais um papel de  liderança , e algumas pessoas se consideram parte do movimento mundial de apoio aos trabalhadores. Muitas pessoas se vêem como todas essas coisas. Todos na sala variam em idade, raça, religião, país de origem e idioma, e ainda estamos aqui para trabalhar juntos por  algo maior do que nós. É uma luta longa - mas já é tempo e, quando lutamos, vencemos.

Por Nina Daro

https://www.fashionrevolution.org/why-unions-matter-in-the-garment-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 226

Responder esta

Respostas a este tópico

No Brasil, os sindicatos de trabalhadores foram extremamente nocivos para as indústrias. Atrasaram o desenvolvimento do país. Graças a Deus a Reforma trabalhista acabou com a mamata deles. 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço