Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Cíça Mora, curadora e organizadora da Mostra Têxtil Portinari da Mega Artesanal, contou ao Vila Mulher sobre a nova edição.

"Todo ano nós homenageamos um artista brasileiro. Esse é o quarto ano consecutivo que participamos do evento e a homenagem desse ano é ao grande mestre e pintor brasileiro, Cândido Portinari", afirma.

A exposição traz grandes releituras da obra de Portinari, através da arte têxtil de artesãos brasileiros, trazendo algumas das técnicas do patchwork.
Cíça explica a diferença entre a arte têxtil e o patchwork. "Nós apresentamos o mundo do patchwork, embora ele se restrinja a panos e linhas. Nosso trabalho, a arte têxtil, tenta vincular novas ideias, trabalhar com outros materiais, como a lã, pedras e miçangas, por exemplo", revela.

A curadora ressalta que o principal intuito da Mostra é valorizar o trabalho desses artistas. "Já é sabido que o artista é pouco reconhecido. Investe em trabalhos que levam muitas vezes mais de dois meses para ficarem prontos e não são valorizados como merecem", lamenta.

Sua principal luta é divulgar o trabalho de brasileiros a outros brasileiros e tornar essa arte acessível a todos.

"Grande parte do público da Mega Artesanal são mulheres em busca de uma nova fonte de renda. E aparentemente, trabalhar com essas técnicas de artesanato e associá-las à arte brasileira, parece ser algo inatingível. Mas eu tento mostrar que qualquer pessoa pode fazer esse trabalho", explica Cíça.

Confira as fotos:

Fonte:|http://vilamulher.terra.com.br/portinari-em-arte-textil-13-1-651504...

 

Exibições: 597

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito Lindo!
MUITO BOM!!!! PARABÉNS À CIÇA PELA INICIATIVA E ÀS ARTESÃS POR ESSE TRABALHO MARAVILHOSO! MUITO BACANA MESMO!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço