Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Produção da indústria têxtil deve crescer apenas 1,2% em 2022, prevê Abit

Pelos prognósticos da Abit, o crescimento da produção deve desacelerar para 1,2% em 2022

As projeções da Abit têm como premissa um quadro de baixo crescimento econômico, dadas as condições financeiras mais restritivas, com consumo prejudicado pela inflação persistente e geração de empregos mais lenta.As projeções da Abit têm como premissa um quadro de baixo crescimento econômico, dadas as condições financeiras mais restritivas, com consumo prejudicado pela inflação persistente e geração de empregos mais lenta.Kenza Benaouda/Unsplash.

A Abit, entidade que representa a indústria têxtil nacional, apresentou nesta quarta-feira (19) previsões de forte desaceleração tanto de produção quanto de vendas do setor, que deve continuar operando abaixo dos níveis de antes da pandemia.

Pelos prognósticos da Abit, o crescimento da produção deve desacelerar para 1,2% em 2022, depois dos 11,7% estimados no ano passado, enquanto o avanço das vendas internas deve recuar de 14,5% para 1%.

Assim, mesmo somando os dois anos, o setor não deve conseguir se recuperar do tombo de 17% e 22,5% registrado na produção e nas vendas, respectivamente, em 2020, quando a economia sofreu o choque da chegada da pandemia.

As projeções da Abit têm como premissa um quadro de baixo crescimento econômico, dadas as condições financeiras mais restritivas, com consumo prejudicado pela inflação persistente e geração de empregos mais lenta. Somados os fatores, a associação está pessimista quanto à recuperação da renda.

“Vamos continuar convivendo com o poder de consumo comprometido, o que aumenta o desafio de conquistar corações, mentes e o bolso do consumidor”, comentou o presidente da Abit, Fernando Pimentel, na apresentação das previsões deste ano à imprensa.

Diante de incertezas, principalmente associadas à nova onda da pandemia e às eleições de outubro, cujos desdobramentos têm potencial de agravar ainda mais a percepção sobre os riscos fiscais no País, Pimentel disse que a entidade optou por ser cautelosa em suas projeções iniciais em um ano que promete ser, na avaliação dele, “difícil, ruidoso e polêmico”.

Ele adiantou que qualquer mudança de ambiente, como o risco de retrocesso na reabertura do comércio e dos serviços, pode rapidamente conduzir as previsões do azul ao vermelho.

Pimentel comentou que os registros de afastamento de trabalhadores por infecção da nova variante da covid-19, a Ômicron, estão aumentando na indústria, o que pode comprometer a produção, apesar da perspectiva da Abit de melhora, ao longo do ano, no abastecimento de insumos.

Eduardo Laguna, do Estadão Conteúdo

https://www.cnnbrasil.com.br/business/producao-da-industria-textil-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI




Exibições: 220

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço