Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Produção Mais Fraca no Trimestre Resulta em Demissões na Indústria

Entre os 17 setores da indústria contemplados pela Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), 10 deles registraram redução do pessoal ocupado no primeiro trimestre deste ano, na comparação com igual período do ano passado. Desses, sete tinham registrado redução da produção física de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As demissões no setor têxtil representaram queda de 5,1% do pessoal ocupado no período e de 6,5% no setor de vestuário. Na mesma comparação, a produção física têxtil recuou 7,5%, enquanto que a do vestuário caiu 15,1%.

O aumento de 51,4% nas importações de vestuário nos três primeiros meses é a explicação do resultado negativo, na visão do presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Aguinaldo Diniz Filho. "Não estamos participando do crescimento do mercado doméstico e a produção reflete isso", afirmou.

O emprego também vai mal nos setores de calçados e couro (-7,0%), fumo (-5,7%), produtos de metal (-5,5%), borracha e plástico (4,2%) e metalurgia básica (-2,9%), sempre na comparação entre o primeiro trimestre deste ano frente a igual período de 2011.

As condições desfavoráveis no quarto trimestre do ano passado, como juros mais altos e real valorizado, ainda causam impacto na produção, segundo Carlos Loureiro, presidente do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda). Para ele, as medidas que o governo vem tomando deverão surtir algum efeito na economia, com defasagem, e uma possível reversão desse quadro somente será sentida no segundo semestre.

Fonte:|http://noticias.bol.uol.com.br/economia/2012/05/11/producao-mais-fr...

Exibições: 371

Responder esta

Respostas a este tópico

Isto é o cú da cobra.

Daqui a pouco vai faltar eleitor trabalhador para votar no PT ( Partido dos trabalhadores ) não eram eles os trabalhadores que queriam um Partido politico para defender os seus direitos ? Tai ai. Peguem Trabalhadores.

Cortem o dedo e se aposentem.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço