Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

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Produtos de luxo atraem clientes chineses numa economia em recessão

Saboreando champanhe, a elite abastada de Xangai desfrutou recentemente da festa pós-desfile da Louis Vuitton, numa altura em que o setor do luxo se dirige aos clientes chineses para ajudar a ultrapassar o abrandamento económico. 


Os convidados tiram fotografias do desfile de moda "Voyager" da Louis Vuitton em Xangai - Hector RETAMAL / AFP


A China é o maior consumidor mundial de artigos de luxo, representando metade das vendas globais. Mas o consumo na segunda maior economia do mundo tem tido dificuldade em recuperar desde os anos da Covid, causando preocupação no setor.

As ações da Kering, a empresa-mãe da Gucci, caíram a pique em abril, após o anúncio de uma queda de 11% nas vendas do primeiro trimestre, atribuída em particular às difíceis condições do mercado na China.

"A Gucci não será a única, outras marcas também estão a sofrer com a queda da procura interna na China", explica Fflur Roberts, responsável pelo setor do luxo na Euromonitor International, especialista em estudos de mercado.

Marcas como a Louis Vuitton, que tem uma forte presença na China, organizaram nos últimos meses eventos especiais dirigidos aos seus VICs (Very Important Clients).

O seu desfile em Xangai, no mês passado, denominado "Voyager", foi apresentado pela marca como o "novo capítulo da longa e forte relação" que a une à China.

As suas peças-estrela, vestidos coloridos ilustrados com desenhos de animais, foram o resultado de uma colaboração com o artista contemporâneo chinês Sun Yitian, uma oportunidade para a marca francesa saudar a "incrível vitalidade artística" da juventude chinesa.

Na primeira fila da passerelle estavam estrelas de Hollywood, como Cate Blanchett e Jennifer Connelly, bem como embaixadores chineses da marca, como o rapper Jackson Wang e a cantora e atriz Liu Yifei.

"Voyager" mais



A LVMH, empresa-mãe da Louis Vuitton, viu as suas vendas globais caírem 2% no primeiro trimestre, com o grupo a citar o contexto na China.



Algumas convidadas para o desfile de moda "Voyager" da Louis Vuitton em Xangai - Hector RETAMAL / AFP


"No primeiro trimestre do ano passado, o mercado chinês começou a abrir-se" após a pandemia. Os chineses "tinham tido um 2022 extremamente difícil (...), havia muita euforia", declara aos jornalistas o diretor financeiro Jean-Jacques Guiony.

Desde então, a poeira assentou, com um crescimento das vendas do primeiro trimestre na China de apenas "cerca de 10%".

Embora a Prada e a Hermès tenham excedido as expectativas dos analistas no primeiro trimestre, com um aumento das vendas de 18% e 17%, respetivamente, a taxas de câmbio constantes, o mercado como um todo está a abrandar.

A empresa de consultoria Bain & Company prevê um crescimento de um dígito no mercado chinês de artigos de luxo este ano, aumentando para 12% até 2023.

"O abrandamento económico está a ter um impacto na confiança dos consumidores de luxo chineses", afirma Lisa Nan, correspondente do Jing Daily especializada no setor.

"Estamos perante consumidores cada vez mais cautelosos e atentos ao valor dos bens, que também verificam o valor de uma mala no mercado de segunda mão antes de a comprarem."

Depois dos anos de Covid, estamos também a assistir a uma mudança nos hábitos de consumo. Em Xangai, uma transeunte que apenas indica o seu apelido (Liu) confessa que, por vezes, compra artigos de marca, mas que nunca faria fila para comprar a última mala da moda.

"Prefiro viajar um pouco mais", comenta. "Não sou obcecada por nomes de marcas".

"Não tínhamos nada"



Esta tendência reflete-se no recente relatório da empresa de investigação Hurun sobre as preferências dos mais ricos. "Há uma verdadeira mudança para experiências de luxo, em vez de bens de luxo", destaca Lisa Nan.



Défilé "Voyager" de Louis Vuitton à Shanghai - Hector RETAMAL / AFP


Durante a pandemia, a ausência de turistas chineses com despesas elevadas foi um duro golpe para o setor do luxo europeu.

Uma parte destas despesas foi agora transferida para a China, onde as marcas estão a organizar eventos e a criar produtos especialmente concebidos para o gigante asiático, o seu mercado número um.

As perspetivas do setor continuam a ser "complicadas", adverte Fflur Roberts, da Euromonitor. "No entanto, há mais de 2,5 milhões de pessoas na China com uma fortuna pessoal líquida de mais de um milhão de dólares", sublinha.

Num dia de sol no centro de Xangai, ainda se vêem transeuntes a carregar um saco de luxo para fazer compras.

"Há quem diga que, se as comprarmos num estilo clássico, o seu valor pode valorizar-se e pode ser um investimento", diz Winnie, uma colaboradora dos media de 28 anos, com uma mala Dior.

"Mas, para mim, não é um investimento. Desde que goste dela, não me importo."

Jennifer Sheng, uma transeunte na casa dos 60 anos, confessa que "na China, as marcas (europeias) ainda são importantes" e muitos chineses gostam de mostrar que possuem artigos de luxo.

"Há 20 ou 30 anos, não tínhamos nada", recorda. Agora, "queremos ter essas coisas".

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