Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI




imagem

No primeiro post da série sobre as profissões da moda - Mercado da moda oferece variedade de planos de carreiras – tratamos sobre o mercado da moda. Neste texto abordaremos algumas das principais profissões da indústria têxtil e de vestuário.

Profissões da moda

Estilista ou Designer

É o profissional que define a “cara” de uma coleção, cria roupas e acessórios seguindo um conceito, incluindo pesquisa de tendências e de público. Ele ainda faz a definição das modelagens, cores e materiais, seleção de fornecedores e acompanhamento da produção. Durante o processo de criação, esse profissional leva em conta não só os aspectos artísticos e sociais (público), mas também as tendências de marketing e os avanços técnicos na indústria, uma vez que, a cada estação, ocorrem mudanças no que se refere a cores, aperfeiçoamento de tecidos, linha de produção, capacidades e preços. Por isso, deve manter-se atualizado com as últimas tendências do mercado, visitando feiras da indústria do vestuário e desfiles, nacionais ou internacionais.

Modelista 
É o profissional que põem em prática o que o designer criou e desenhou, executa a modelagem, ou seja, faz os moldes. Trabalha lado a lado com o designer e é responsável pela interpretação apurada dos croquis, fazendo escalas para ampliação e alcançar a melhor proporção entre os tamanhos.

Costureira 
Costura as roupas para confecções, oficinas de costura ou trabalha em casa fazendo roupas, ajustes e reformas. É capaz de lidar com todos os tipos de materiais (tecidos, peles, couros, entre outros). Também pode interferir na compra e escolha de maquinários apropriados.

Na imagem algumas das principais profissões da moda/ Reprodução




Profissional de desenvolvimento de produto
Os programas de desenvolvimento de produtos variam muito de uma empresa para a outra, podendo ser responsabilidade do pessoal da pesquisa técnica ou do programa de marketing. Porém, é esse profissional que toma a decisões sobre a ideia de um novo produto, a avaliação preliminar das oportunidades que ele apresenta, o estudo detalhado do mercado; a decisão de lançá-lo, o desenvolvimento e a verificação da aceitação do consumidor.

Executivo de marketing
Direciona o planejamento e a introdução do novo produto ou serviço no mercado, a propaganda e a ‘cara’ da campanha. Utilizando o seu conhecimento sobre o produto, faz cálculos de custos, estabelece o público-alvo e analisa a tendência do mercado para desenvolver a estratégia de marketing e colocar o produto na mídia.

Engenheiro químico-têxtil
Desenvolve corantes e cria receitas, compondo e retratando tendências da moda.

Coordenador de moda
É o profissional com pesquisa de Moda, Marketing e Comunicação, integrando a imagem da marca ao seu estilo e ao público definido. Um profissional com senso de observação, iniciativa, comunicabilidade, fluência verbal e escrita.

Gerente de moda 
Supervisiona a compra de material e acompanha as vendas. Contribui para o desenvolvimento de novos produtos.

Gerente de produto
Profissional que identifica oportunidades nos mercados interno e externo, executa e implementa o planejamento estratégico de produtos, acompanha seu desenvolvimento e avalia sua viabilidade técnica e comercial.


Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

Exibições: 2330

Responder esta

Respostas a este tópico

I am an Italian textile engineer and I would like to get in touch with Ms Ana Luiza Olivete.

Please contact me at giovannisommariva@hotmail.com

Thank you

Giovanni

Olá. Romildo. Artigo muito bom, mas.... Esquecestes de uma parte muito importante também: O setor de estamparia onde encontramos o estampador desenvolvedor que põe em prática as estampas que até então estavam apenas no papel, definindo que tipo de tela, de tinta. Desenvolvendo métodos e testando produtos e efeitos de estampa.  É isso. Até mais.

O setor é amplo, oferece muitas oportunidades e planos de carreira, mas na prática ou seja na vida real me pergunto onde, que Estados e cidades oferecem estas vagas e os salários são justos enfim é quase que um complemento de um outro tema a que respondi que por acaso ou  não é seu também......

Olá Ana Luiza.

Empresas grandes e muitas médias e pequenas também, já incluíram em sua área de desenvolvimento de produto, um profissional de extrema importância para qualidade, acabamento, produtividade e custo: ENGENHEIRO DE PRODUTO. Infelizmente, nenhuma escola incluiu nem a matéria, muito menos a profissão em seus cursos, razão pela qual os bons profissionais são disputados a peso de ouro, alguns igualando salários a estilistas. Na verdade esse profissional é o chefe do setor de desenvolvimento e deve saber TUDO, sobre todos os processos do corte ao acabamento, passando pelos serviços de estamparia, bordado etc. É ele quem orienta o modelista em como realizar o molde, quais máquinas e aparelhos irá utilizar, etc.

  E o Técnico Têxtil ?

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço