Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Na categoria PROFISSÕES DE MODA vamos falar de uma carreira muito cobiçada na área da moda. Para quem desconhece um pouco o universo da moda chega até a achar que quem estuda moda só vira estilista.

A carreira de Estilista está relacionada com o campo da arte. O profissional trabalha com a criação de roupas, acessórios, calçados, trabalha no desenvolvimento de coleção e elaboração de desfiles. Inteirado das tendências que ocorrem fora e dentro das passarelas. O estilista precisa estar atento ao mercado nacional e internacional, buscando influências do mundo e regionais, tornando-se assim o estilista, um bom entendedor de diversas culturas.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Características do profissional de estilismo:

  • visão de projeto;
  • capacidade de observação;
  • criatividade;
  • metodologia;
  • concentração;
  • sensibilidade.

O estilita vai dentro do seu ambiente de trabalho desenvolver pesquisa de tendências e mercado, coleção, desenhar modelos, trabalhar junto a costureiros e modelistas coordenando o projeto de coleção, planejar junto ao organizador de eventos os desfiles buscando sempre fidelidade a identidade da coleção ou marca ao qual desenvolve. Podendo esse profissional atuar tanto na produção e desenvolvimento de produto quanto em áreas de negócios assim como na divulgação e prospecção de produtos ligados a área de marketing.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

O mercado de trabalho para o estilista é muito amplo, há oportunidades que vão desde indústrias têxteis e ateliers a setores administrativos ligados a logística, compras, gerência, marketing, planejamento e acadêmico.

Para quem quer se forma na área de estilismo segue abaixo algumas instituições que oferecem cursos e formação na área.

As Melhores Escolas no Brasil:
 
5 estrelas

SC Florianópolis Udesc Moda (design de moda).

4 estrelas

CE Fortaleza UFC Design de Moda, GO Goiânia UFG Design de Moda, PR Londrina UEL Design de Moda, RJ Rio de Janeiro Senai-Cetiqt Design (moda), RS Novo Hamburgo Feevale n/i, SP São Paulo Fasm, Senac-SP Design de Moda (estilismo); Design de Moda (modelagem) n/i.

3 estrelas

GO Goiânia Universo-GO Design de Moda n/i, MG Belo Horizonte Fumec Design de Moda n/i, UNA, PA Belém Unama, PE Recife FBV Design de Moda, PR Cianorte UEM, Curitiba UTP Design de Moda, Maringá Cesumar, RS Porto Alegre IPA Design de Moda n/i, UniRitter Design de Moda, SC Balneário Camboriú Univali Design (design de moda), Blumenau Furb Moda (estilismo ind.), Indaial Uniasselvi Design-Moda, Joinville Univille Design (moda) n/i, SP Ribeirão Preto Moura Lacerda n/i, São Paulo Belas Artes Design de Moda, FMU Moda (coord. de moda e ger. de prod.), FPA-SP Design de Moda, Universidade Anhembi Morumbi Design de Moda; Neg. da Moda.

http://modaboom.wordpress.com/2014/02/24/profissao-moda-estilista/

Exibições: 1622

Responder esta

Respostas a este tópico

Se estas sao as q tem estrela nem quero ver as q nao tem

É questionável as estrelas que esta revista oferece para essas instituições, pois conheço uns 10 profissionais que vieram de uma dessa que tem 4 estrelas, se eles não comentassem que tinha formação em moda dessa instituição, passariam em despercebidos, da criação ao desenvolvimento do produto.

  Arian Grasmuk

Ola Romildo

Estive vendo sua matéria do dia 18 de agosto e que fala da profissão do Estilista, e cita as instituições de ensino que formam na área da Moda/Estilismo.

Gostaria de lhe informar que a Universidade Regional de Blumenau - FURB obteve quatro estrelas em 2013 e novamente 4 estrelas em 2014 no Guia do Estudante. Inclusive o de 2015 estará nas bancas agora no mês de setembro.

Tomei a liberdade de lhe escrever, porque uma série de pessoas me apontaram sua matéria e nela a questão como não verdadeira e perguntaram se não nos manifestaríamos.

Enfim, independente de qualquer coisa, acreditamos e trabalhamos por merecer as 4 estrelas, e estamos trabalhando para alcançar 5 estrelas em breve.

Continuo aplaudindo seu trabalho do qual sou seguidor. Fica o registro,  e se possível, numa próxima matéria ou nesta mesma, fazer a correção, deixaria todos os envolvidos mais felizes.

Grande abraço,

Arian Grasmuk

Coordenador do Curso de Moda

Universidade Regional de Blumenau FURB

  O mercado de trabalho para o estilista é muito amplo.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço