Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Projeto Algodão Paraíba participa de evento de moda e sustentabilidade

Os produtos de algodão orgânico da Paraíba serão apresentados na 8ª edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW), realizada de 13 a 15 de dezembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O estande reúne indústrias têxteis, marcas de roupas, de cosméticos e produtos de decoração. 

O Projeto Algodão Paraíba envolve oito municípios na região do semiárido. O modelo tem foco em sustentabilidade e impacto positivo graças ao arranjo produtivo. Nele, agricultores cultivam o algodão orgânico junto com alimentos e têm contrato de compra garantida com as empresas envolvidas. “Nosso estande no BEFW conecta marcas comprometidas com a sustentabilidade a um público que busca consumo consciente”, explica Francisca Vieira, CEO da Natural Cotton Color.

Revolução industrial no campo

O cultivo do algodão da Paraíba vem mudando o panorama social e econômico familiar e é exemplo para outros países. Os campos já foram visitados pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), bem como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) que tornaram o arranjo produtivo uma referência para a América Latina e Caribe, bem como em projetos de cooperação na África. 

A ideia de ocupar um espaço de moda e sustentabilidade é endossada por André Klein, diretor da Dalila Têxtil. “Este ano reforçamos o nosso apoio ao algodão orgânico da Paraíba através do nosso projeto Ilumiara, em parceria com a Cataguases”. Com apoio e investimento destas indústrias, bem como da Natural Cotton Color e apoio da Texpar, uma máquina de 32 toneladas foi adquirida e instalada no município de Ingá, área que concentra o maior cultivo de algodão orgânico do Estado.

De acordo com a Cooperativa de Agricultores da região, a Itacoop, essa união de forças garantiu um grande avanço na produtividade, reduzindo o tempo de beneficiamento de oito meses para 72 horas. Além disso, a usina foi um passo importante na busca pela obtenção do Global Organic Textile Standard (GOTS), GOTS, a mais reconhecida certificação internacional para têxteis orgânicos porque abrange toda a cadeia produtiva. 

Empresas que marcam presença no estande

Da Paraíba, estarão no espaço as empresas Canapu, D’Cotton e Dona Chica, apresentando roupas casuais, a Makano que vai lançar coleção de bolsas e a Natural Cotton Color. A marca de moda pioneira com uso do algodão colorido orgânico vai lançar no estande a sua própria linha de cosméticos com base no algodão orgânico. Os produtos foram desenvolvidos em parceria com a Casa Negri que apresenta uma linha complementar de cosméticos. Do mesmo Estado, a Texpar (grupo Unitêxtil) lança novidades em malha, entre elas, uma tem estampa de poás. Já a paraibana Santa Luzia Redes e Decoração envolve o ambiente com mantas, redes e almofadas.

As indústrias têxteis Companhia Industrial Cataguases (MG), Dalila Têxtil (SC) e Ecosimple (SP) apresentam novos tecidos com algodão orgânico para o segmento de moda sustentável. Entre os lançamentos, a Dalila Têxtil deve destacar sua linha de malhas estruturadas como as malhas de efeito tricô.  A Pacoa (SC) complementa a linha de acessórios de moda com calçados de design sustentável e que priorizam conforto.  

Serviço:

Brasil Eco Fashion Week
13 a 15 de dezembro das 11h as 21h
Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, 5º andar
Entrada gratuita
Inscrições no site: www.brasilecofashion.com.br

Assessoria de imprensa

https://turismoemfoco.com.br/v1/2024/12/04/projeto-algodao-paraiba-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 12

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço